O YouTube divulgou a lista dos 10 anúncios publicitários mais vistos e partilhados em Portugal e na Europa. São lideradas, respectivamente, pela MEO e pela Nike e ambas têm um rosto em comum: Cristiano Ronaldo. O melhor jogador de futebol do mundo está em primeiro lugar nas duas listas.
Os anúncios de Natal e alguns referentes ao novo smartphone da Apple, o iPhone 7, também se encontram entre os vídeos publicitários mais visualizados no YouTube, em 2016.
Top 10 dos anúncios mais vistos e partilhados em Portugal
1 – Só MEO em casa
2 – Nike Football Presents: The Switch ft. Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Anthony Martial & More
https://www.youtube.com/watch?v=scWpXEYZEGk
3 – Momondo – The DNA Journey
4 – Monster Energy – #Doonies2 [Official 4K]
5 – The Unexpected John Cena Prank | Hidden Camera
6 – Farfetch – Touch the Impossible
7 – iPhone 7 Trailer 2016
8 – Unique but united
9 – Apple – Introducing iPhone 7
10 – Introducing Microsoft Surface Studio
Em Portugal, definitivamente, Cristiano Ronaldo foi o mais visto e partilhado, ocupando as duas primeiras posições no Top 10.
Top 10 anúncios mais vistos e partilhados na Europa
1 – Nike Football Presents: The Switch ft. Cristiano Ronaldo, Harry Kane, Anthony Martial & More
https://www.youtube.com/watch?v=scWpXEYZEGk
2 – John Lewis Christmas Advert 2016 – #BusterTheBoxer
https://www.youtube.com/watch?v=sr6lr_VRsEo
3 – Sainsbury’s OFFICIAL Christmas advert 2016 -The Greatest Gift
4 – #Zeitschenken – EDEKA Weihnachtswerbung
5 – Avicii vs. Conrad Sewell – Taste The Feeling
6 – CORNETTO LOVE STORY: VORREI MA NON POSTO
7 – Netto-Katzen
8 – Czego szukasz w Święta? | English for beginners
9 – M&S 2016 Christmas Ad: Christmas with love from Mrs Claus
10 – momondo – The DNA Journey
A classificação é realizada utilizando métricas do YouTube, tais como: o número de visualizações em Portugal, o cálculo de visualizações (quantos segundos / minutos o utilizador dedicou ao anúncio) e a percentagem das visualizações orgânicas face às visualizações pelas quais o anunciante pagou.
Outra curiosidade: de acordo com o YouTube, o Top 10 dos anúncios mais vistos e partilhados em 2016, em Portugal, é equivalente a 6 anos em termos de visualizações.