O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, está a ser investigado pela Comissária de Conflitos de Interesse e Éticos do parlamento por ter passado férias na ilha privada de Aga Khan, nas Caraíbas. É a primeira vez que a comissária, que ocupa um cargo criado em 2007, investiga um primeiro-ministro do país. A investigação foi confirmada, esta terça-feira, pela própria (Mary Dawson) numa carta enviada a um deputado da oposição, que a semana passada tinha advertido que Justin Trudeau poderia ter violado a Lei de Conflitos de Interesse.

Mary Dawson investiga se o uso por parte do primeiro-ministro do helicóptero privado de Aga Khan para voar para a ilha violou as leis canadianas, que impedem os membros do Governo de utilizar aviões privados. A comissária vai também analisar se as férias na ilha de Aga Khan podem ser uma “prenda” para o primeiro-ministro canadiano.

Segundo as leis canadianas, os membros do Governo e os deputados ou os seus familiares não podem aceitar prendas que possam “influenciar” as suas decisões. A fundação Aga Khan, que em 2014 inaugurou em Toronto o Museu Aga Khan e o Centro Ismaelita, recebe fundos do Governo canadiano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR