O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, associou-se, esta quarta-feira, à homenagem da Assembleia da República ao socialista António de Almeida Santos, seu antigo presidente, realizada um ano depois da sua morte. “O Presidente da República associa-se à justa homenagem que a Assembleia da República hoje presta a esta figura cimeira da democracia e do parlamento em Portugal, ao qual estava ligado por antigos laços de amizade”, lê-se numa nota divulgada na página da Presidência da República na Internet.

Na cerimónia de homenagem a Almeida Santos realizada, esta quarta-feira, no parlamento, o seu nome foi atribuído ao Auditório do Novo Edifício da Assembleia da República.

Presidente honorário do PS, antigo ministro e antigo presidente da Assembleia da República, António de Almeida Santos morreu no dia 18 de janeiro de 2016, em sua casa, em Oeiras, com 89 anos.

Há um ano, em reação à morte de Almeida Santos, Marcelo Rebelo de Sousa recordou-o como “personalidade invulgar” e “um homem muito inteligente”, destacando o “papel fundamental no período da consolidação da democracia” desempenhado pelo antigo dirigente do PS, e em particular na “construção jurídica da democracia”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR