A Moody’s anunciou nesta quarta-feira ter alterado a perspetiva [outlook] da dívida sénior de longo prazo do CaixaBank de negativa para estável. A decisão é fundamentada no facto de a agência de rating reconhecer que o banco catalão tem um perfil de crédito sólido no contexto da potencial compra do BPI, através da oferta pública de aquisição (OPA) geral e obrigatória lançada a 21 de setembro de 2016 e que decorre até 7 de fevereiro, operação que a Moody’s acredita irá terminar com sucesso para as pretensões do CaixaBank.

A melhoria do outlook para a instituição financeira catalã reflete, também, a solução encontrada para extinguir os riscos excessivos na exposição ao mercado angolano, através da redução da posição que era detida pelo BPI no Banco de Fomento Angola, de acordo com as exigências do Banco Central Europeu. O BPI baixou em dois pontos percentuais a participação no capital do BFA, que passou de 50,1% para 48,1%, entregando o domínio à holding Unitel, da empresária Isabel dos Santos.

A OPA sobre o BPI foi registada nesta segunda-feira, 16 de janeiro, e o preço por ação oferecido pelo CaixaBank está fixado em 1,134 euros. O banco catalão tem, atualmente, 45,5% do capital da instituição liderada por Fernando Ulrich e terá de investir 900 milhões de euros para ficar na posse da totalidade dos títulos do BPI que ainda não tem em carteira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR