789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Nevou no Algarve. 23 fotos do nevão de há 63 anos

Este artigo tem mais de 5 anos

Os algarvios foram brindados com a queda de uns tímidos flocos de neve na região do sotavento. Nada comparado com o nevão que cobriu o sul do país de branco há 63 anos. Veja as imagens.

23 fotos

Eram daqueles flocos de neve tão pequenos e leves que quando caem nas ombreiras das janelas já são apenas gotas de chuva. Mas foi o que bastou para alegrar os algarvios do sotavento, que não viam neve a cair nas suas casas há mais de 63 anos. As temperaturas no Algarve nunca ultrapassaram os 3ºC até às oito da manhã desta quinta-feira e chegaram mesmo a estar três graus abaixo de zero. O frio foi-se atenuando à medida que os raios do sol surgiram no horizonte e a neve desapareceu com ele. Agora restam as fotografias e os vídeos que correm nas redes sociais. E a memória de um nevão que cobriu de branco o Algarve inteiro entre 2 e 3 de fevereiro de 1954.

Nem sequer o frio tintinante fazia adivinhar o fenómeno que o Algarve iria viver naquele inverno. Os tímidos flocos de neve que caíram do céu portimonense parecia ter sido um engano divino: como poderia nevar numa região mais conhecida pelas flores de amendoeira e pelos figos de agosto do que pelo frio glacial? Certo é que no dia seguinte, a 1 de fevereiro, já o Diário de Notícias noticiava alguma queda de neve em Alzejur e Odiáxere, conta o Sul Informação. Mas foi o “A Voz” que deu conta de um verdadeiro nevão que cobriu o sul do país de branco: “Na tarde de hoje [2 de fevereiro] das 16 às 19 horas, caiu com maior intensidade, pelo que a cidade ficou toda coberta de branco. Nas ruas a neve atingiu entre 10 e 20 centímetros de altura. Não há memória entre a gente idosa da terra de nada semelhante ao que agora se presenciou e o assunto é comentado como estranho fenómeno nestas paragens”, lê-se nas páginas do jornal. Estava 1ºC em Portimão. E a temperatura ainda havia de baixar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De um momento para o outro, outras cidades algarvias pareciam estar mais perto de ser a Suíça de Portugal do que a nossa República Dominicana. Em Bensafrim, a neve pintou os telhados e os campos de um “branco imaculado” que “serviu de divertimento à petizada”, escreveu a imprensa regional. Durante a noite, a neve que caiu em Odeceixe durante três horas pôs a cidade debaixo de oito centímetros de gelo. Em Lagos, “com um céu de tonalidade uniforme de chumbo e ausência de vento, caiu neve de manhã, sobre esta localidade. Os telhados e os campos ficaram completamente brancos e o espetáculo, pela primeira vez aqui observado, impressionou vivamente a população”, conta o A Voz. O cenário era tão caricato que os algarvios compararam os flocos de neve a flores de amendoeira vindas das nuvens: “Hoje, devido ao grande nevão que caiu durante a noite, os campos, telhados, arvoredo e ruas estavam cobertos de grande camada de neve, cujo aspeto era encantador, pois, nalguns pontos a camada branca atingia 40 centímetros de altura. Toda a população acorreu aos lugares mais altos, a presenciar tão lindo aspeto que se conservou, até que o Sol tudo desfez”.

Foram momentos memoráveis. E embora tenham divertido grande parte da população, a neve causou muitos estragos: as culturas completamente queimadas pelo gelo, as amêndoas arruinadas pelo frio e as árvores caídas resultaram, no final de contas, num “triste balanço deste espectáculo”, escreveu o Diário de Notícias. Houve bombeiros magoados, um teatro ambulante que abateu em Silves e escolas primárias que ficaram inacessíveis. As estradas foram palco de acidentes, as fábricas da indústria corticeira deixaram de funcionar, as ervilhas e as favas ficaram queimadas. Muitas casas ficaram sem acesso a eletricidade. E ao fim do dia, afinal, o invulgar fenómeno naquele fevereiro de 1954 trouxe tanta alegria como desgraça.

Esta quinta-feira, o cenário foi mais tranquilo, como pode ver nas imagens aqui em baixo.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora