Cerca de 260.000 animais, entre cães, gatos e macacos, deverão ser vacinados contra a raiva a partir de sexta-feira, na província de Luanda, numa operação que deverá prolongar-se até 20 de fevereiro, foi divulgado esta quinta-feira.

De acordo com o Serviço de Veterinária Provincial de Luanda, estão disponíveis mais de 300.000 doses de vacina antirrábica, quantidade necessária para avançar com esta campanha, tendo sido igualmente formados nas últimas semanas os técnicos que vão para o terreno, distribuídos por 272 brigadas.

“Pensamos vacinar cerca de 260.00 animais, na sua maioria serão cães. Mas vamos vacinar também gatos e macacos”, informou o diretor do Serviço de Veterinária, Edgar Dombolo.

A campanha arranca esta sexta-feira no município de Cacuaco, um dos mais populosos de Luanda, com a previsão de vacinação local de 36.000 animais.

A capital angolana enfrentou em 2016 um surto de raiva (por mordedura animal em humanos), que até ao início de dezembro tinha já provocado 91 óbitos, segundo dados obtidos pela Lusa junto das autoridades sanitárias.

Devido às dificuldades financeiras que Angola atravessa têm surgido relatos de falta de vacina antirrábica, para as campanhas regulares de vacinação, um pouco por todo o país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR