Ainda a 6.ª edição do Festival Literário da Madeira (FLM) decorria no Teatro Baltazar Dias, no Funchal, e a editora Nova Delphi já tinha boas perspetivas para 2017. Svetlana Alexievich, que venceu o Prémio Nobel da Literatura em 2015, tinha mostrado disponibilidade para fazer parte do cartaz da 7.ª edição. A confirmação chega esta quinta-feira: a bielorrussa vai estar na Madeira entre os dias 14 e 18 de março.

Svetlana Alexievich vai estar na sessão de abertura, numa conversa com o jornalista Luís Caetano, informa a organização, em comunicado. A jornalista bielorrussa, que se dedica sobretudo a escrever livros de não ficção sobre a história da União Soviética e sobre a identidade russa, vai ver ainda publicado em Portugal o livro Rapazes de Zinco, em março, pela editora Elsinore.

“Literatura e a Web – entre o medo e a liberdade” é o tema do 7.º Festival Literário da Madeira, que ao longo de cinco dias promove, em vários locais da ilha, encontros, debates, concertos e sessões de autógrafos.

Alexievich junta-se aos já confirmados autores angolanos Pepetela e Ondjaki, e à cantora Teresa Salgueiro, ex-Madredeus. Na última edição estiveram presentes, entre muitos outros, o galês Cynan Jones, a síria Samar Yazbek, o indiano Tabish Khair e o angolano Rafael Marques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR