Se é daqueles que fica maravilhado com tudo aquilo que a tecnologia faz para facilitar o seu dia-a-dia, convém lembrar-se que até o melhor dos mundos tem os seus inconvenientes. Um deles é, sem dúvida, o facto de nos habituarmos a uma série de facilidades e, com isso, esquecermo-nos de coisas básicas… como a chave do carro em casa. Num Tesla, isso não representa qualquer inconveniente, bastando para tal que o proprietário do veículo tenha consigo o smartphone que está emparelhado com o carro. Nesse caso, tudo funciona bem… desde que ambos tenham rede!

Ryan Negri, um empresário dono de um Model S, decidiu aproveitar o sábado passado para dar um passeio com a mulher. Perto do Red Rock Canyon, no estado norte-americano do Nevada, decidiu sair do carro para ajustar a cama dos cães. Depressa descobriu que, afinal, aquela tinha sido uma “péssima ideia”. E porquê? Porque para retomar o passeio de fim-de-semana, ele tinha de ligar o carro. Porém, a chave do carro tinha ficado em casa, isto porque Negri decidiu testar o sistema que permite aos proprietários dos carros da marca americana destrancar e pôr em marcha os seus veículos utilizando apenas a app da Tesla no smartphone.

E tudo correu lindamente, enquanto o telefone teve sinal. “Eu precisava de ligar o carro, mas, sem sinal, o meu telemóvel não se conseguia conectar para destrancá-lo. E, mesmo com cobertura no telemóvel, é preciso que o carro também tenha sinal para que o processo funcione”, desabafou no Instagram. Do mal, o menos: enquanto esperava, o empresário conseguia estar ligado ao seu Model S via Bluetooth, o que lhe permitia “até escolher as músicas” que queria ouvir.

E como é que o imbróglio acabou por ser resolvido? Pela via tradicional: a mulher, que o acompanhava, fez-se à estrada. E só ao fim de 3,2 quilómetros a andar a pé é que conseguiu telefonar a uma amiga, que a foi buscar e a levou a casa, onde recuperou as chaves do Tesla.

Na esperança que a sua história sensibilize a equipa por detrás das soluções tecnológicas da marca californiana, Ryan Negri deixa uma sugestão (ou apelo): “Devia existir uma forma protegida por senha para aceder ao carro.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR