Entre as muitas tarefas que exigem ser cumpridas, estar em casa nem sempre é sinónimo de descontração. Contudo, é importante desfrutar do espaço que lhe pertence para descontrair, relaxar e recuperar energia. Na sala, no quarto, no escritório, a escolha é sua.

Se anda sem imaginação e o único prazer que encontra é encostar-se ao sofá e pegar no comando, veja a lista de sugestões que reunimos.

Opte pelo estilo de decoração neutro

Cores ténues, luzes baixas e quentes, velas, flores, organização e espaços livres. Se pretende ter zonas tranquilas em casa, opte por estas dicas de decoração. Todas elas se alinham para que possa estar em sintonia com o espaço, sem se sentir desorganizado e “claustrofóbico”. É com pormenores como estes que vai conseguir sentir-se cada vez melhor dentro de quatro paredes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No People, Comfortable, Domestic Life, Arranging, Sitting, Relaxation, Luxury, Elegance, White, Wood - Material, Modern, Inside Of, Lifestyles, Indoors, Image, Day, Light - Natural Phenomenon, Space, Living Room, Domestic Room, Apartment, Home Interior, Design, Cushion, Carpet - Decor, Decor, Table, Sofa, Furniture, Style, Double,

Foto: Getty Images/iStockphoto

Experimente a aromaterapia

Está provado: a aromaterapia causa efeitos de relaxamento duradouros e tem efeitos emocionais e mentais positivos. Experimente ir a uma loja onde existam óleos, infusões e incensos. Cheire alguns, perceba quais os que mais gosta e peça aconselhamento. Na hora de dormir, por exemplo, a lavanda/alfazema ajuda a relaxar e há até sprays para borrifar na almofada.

Hair Loss, Beauty Treatment, Air Freshener, Inhaling, Spa Treatment, Hair Care, Homemade, Alternative Therapy, Scented, Mouthwash, Bath Bead, Aromatherapy Oil, Herbal Medicine, Moisturizer, Massaging, Aromatherapy, Cooking Oil, Beauty, Relaxation, Food And Drink, Rosemary, Herb, Leaf, Twig, Root, Plant, Medicine, Perfume, Facial Mask - Beauty Product, Beauty Product, Rosemary Oil, Beauty Aids,

Foto: Getty Images/iStockphoto

Ouça músicas que “embalam”

playslists especialmente preparadas para momentos em que é preciso parar e dar espaço ao descanso. Para além do Youtube, pode encontrar algumas apps que são criadas exatamente para o satisfazer neste sentido. Eis algumas bases de acesso a música relaxante: Playlist música relaxante | Relax Melodies | Meditation Relax Club.

Smart Phone, Beautiful, Male Beauty, Leisure Activity, Men, Males, Comfortable, Music, Headphones, 30-39 Years, Mid Adult, Young Adult, Adult, Lying Down, Listening, Sleeping, Resting, Caucasian Ethnicity, Relaxation, Technology, Lifestyles, Indoors, People, Domestic Room, Home Interior, Telephone, Casual Clothing, Sofa, Year, Hipster,

Foto: Getty Images/iStockphoto

Tome banhos quentes e prolongados

Relaxa os músculos e diminui os níveis de ansiedade através do ambiente tranquilo que proporciona. Podíamos continuar a enumerar as vantagens dos banhos relaxantes, mas é altura de verificar por si. Tire 20 minutos do dia, ponha uma das playlists de cima a tocar, aqueça a água e junte-lhe aromas, vá buscar um copo de vinho se lhe apetecer. É uma técnica simples e que deveria repetir uma vez por semana, para eliminar tensões.

Foam, Shirtless, Beautiful, Femininity, Body Care, Beauty Spa, Beauty Treatment, Wellbeing, One Woman Only, Women, Female, Sex Symbol, Comfortable, Spa Treatment, Bubble Bath, Eyes Closed, Soap Sud, Young Adult, Lying Down, Resting, Hygiene, Human Skin, Healthy Lifestyle, Caucasian, Freshness, Relaxation, Enjoyment, Sensuality, Passion, Desire, Luxury, Tranquil Scene, Care, Clean, Inside Of, Lifestyles, Recreational Pursuit, The Human Body, Naked, Bubble, Bathroom, Bathtub, Skin Care,

Foto: Getty Images/iStockphoto

Recupere os jogos de tabuleiro

Descontrair em casa não é sinónimo de estar sozinho. Sim, é preciso que crie os seus momentos e que aproveite para ter tempo de qualidade para si. Contudo, pode fazer da sua casa um espaço tranquilo também para os amigos, convidando-os não a ouvir playlists relaxantes mas sim a jogar jogos de tabuleiro divertidos. Vá à arrecadação buscar o Pictonary, o Party & Company ou procure num hipermercado o mais recente Dixit. Todos vão gostar e, com o frio que está na rua, vão apreciar ainda mais o facto de estarem em casa e não num restaurante, por exemplo.

majora, brinquedos, jogos de tabuleiro,

Foto: Hugo Amaral/Observador

Inspire e expire, com exercícios de relaxamento

Há ações tão simples quanto inspirar profundamente e expirar lentamente. Há também estratégias como estar atento a todas as partes do corpo: começando por focar-se nos dedos dos pés e percorrendo o resto até à cabeça. Ou, outro exercício fácil e eficaz, visualizar ambientes descontraídos como praias, jardins, ou locais que lhe transmitem sensações de paz. Há também aplicações desenvolvidas para o ajudar — é o caso da Take a break, Headspace e a Pocket Yoga.

Estas 10 aplicações ajudam a relaxar. Ajudam mesmo

Vista roupa confortável

É fundamental que esteja confortável. Primeiro passo: trocar a roupa diária pelo pijama, pelas mantas e pelas meias. Não quer dizer que tenha de se sentir “desleixado”. Há imensas opções originais dentro do chamado homewear. Veja algumas nesta fotogaleria.

6 fotos

Atualize a leitura

Ler um livro é daquelas sugestões que quase parece óbvia e impossível de não praticar, mas na era do smartphone por vezes desvaloriza-se ou vai-se adiando. Não continue. Sente-se confortavelmente, vá buscar um chá ou um chocolate quente, e entregue-se a um livro que o faça esquecer-se de tudo o que está ao seu redor. É verdadeiramente revitalizante.

PARIS, FRANCE - SEPTEMBER 23: A Model reads a book prior the Anrealage show as part of the Paris Fashion Week Womenswear Spring/Summer 2015 on September 23, 2014 in Paris, France. (Photo by Ian Gavan/Getty Images)

Foto: Getty Images