A Polícia Federal e o Ministério Público Federal de Angra dos Reis, no Brasil, instauraram inquéritos para investigar a morte do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, na queda de um avião, na tarde de quinta-feira, em Paraty.

O pedido do MPF foi feito pela procuradora Cristina Nascimento de Melo e durante esta sexta-feira, serão feitas diligências no local do acidente, avança a Folha de São Paulo.

O acidente será investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) como é o protocolo nestes casos. Segundo informações da 167ª Delegacia da Polícia de Paraty, uma equipa da Polícia Civil também irá ao local, acompanhada de peritos criminais.

Entretanto, as equipas de resgate retiraram, durante a madrugada, o corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal e de duas outras pessoas do interior da aeronave. Foram levados para o Instituto de Medicina Legal de Angra dos Reis onde serão reconhecidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Ai meu Deus, não acredito”, disse Temer em choque

Quando soube da tragédia, Michel Temer ficou sem reação. “Ai meu Deus, não acredito”, terá dito após receber um telefonema de um auxiliar do ministro, que lhe pedia ajuda para acionar as Forças Armadas para apurar se o juiz estaria naquele voo. O presidente do Brasil contactou de imediato o comandante da Aeronáutica, Nivaldo Rossato, mas depois passou três horas em suspenso, até ter sido informado da morte do juiz e se pronunciar formalmente, por volta das 19h30.

O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro”, destacou Sérgio Moro.

Também Sérgio Moro, o juiz federal responsável pela Operação Lava Jato lamentou a morte daquele que considerou “um herói brasileiro”, destacando que sem ele a maior operação contra a corrupção no Brasil não teria existido.

“Estou perplexo. O ministro Teori Zavascki foi um grande magistrado e um herói brasileiro. Exemplo para todos os juízes, promotores e advogados deste país. Sem ele, não teria havido Operação Lava Jato. Espero que seu legado de serenidade, seriedade e firmeza na aplicação da lei, independente dos interesses envolvidos, ainda que poderosos, não seja esquecido”, destacou, avança o Estadão.

Temer indicará substituto de Teori para o Supremo

Face à confirmação da morte do ministro Teori Zavascki , os processos relacionados com a Operação Lava Jato, no Supremo Tribunal Federal, podem ficar a cargo de um novo ministro indicado pelo presidente Michel Temer. O nome do ministro da justiça brasileira, Alexandre de Morais, está a ser apontado para o cargo, revela na sua edição de hoje o jornal Comércio Brasileiro.

No entanto, se a indicação do novo ministro não for feita pelo presidente da República até 30 dias o processo pode também vir a ser redistribuído pela presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia, a outro magistrado do Supremo “em caráter excecional”, avançou o Globo.

Teori era o relator dos processos da Lava Jato no Supremo e era responsável pela análise de denúncias, recursos e acusações no âmbito da operação.