Carlos Moedas apresentou o “Grupo de Alto Nível” na manhã desta sexta-feira, em Davos, onde decorre o 47.º Fórum Económico Mundial. Entre os 15 peritos internacionais que vão prestar aconselhamento à Comissão Europeia em matéria de políticas para a inovação, está Carlos Oliveira, presidente da Invest Braga e da Startup Braga, ex-secretário de Estado para o Empreendedorismo, Competitividade e da Inovação e fundador da MobiComp, empresa que foi vendida à Microsoft, em 2008.

“Agrada-me que tenhamos conseguido atrair um grupo de inovadores de grande vulto e diversidade para ajudar a Comissão Europeia a conceber um Conselho Europeu da Inovação. Estou certo que este grupo trará uma perspetiva muito útil para reforçar a qualidade do apoio europeu à política de inovação, da qual a prosperidade da Europa depende cada vez mais”, afirmou Carlos Moedas, comissário europeu responsável pela Investigação, Ciência e Inovação.

Entre os conselheiros europeus, consta ainda Paddy Cosgrave, fundador e diretor executivo da Web Summit, Jim Hagemann Snabe, membro do conselho de administração do Fórum Económico Mundial, Taavet Hinrikus, cofundador e líder da TransferWise, Kinga Stanisławska, sócia gerente e fundadora do fundo de investimento Experior Venture Fund ou Roxanne Varza, diretora da incubadora StationF.

Os 15 membros que compõem o “Grupo de Alto Nível” foram selecionados de entre os 469 candidatos que responderam ao convite público à manifestação de interesse. Vão agora integrar o Conselho Europeu para a Inovação, que será lançado no segundo semestre do ano. Terá um orçamento de 2,5 mil milhões de euros para ações a implementar entre 2018 e 2020.

O objetivo do conselho é apoiar o desenvolvimento de inovação na Europa, contribuindo para que o continente se torne num “ecossistema atrativo”. “À medida que a concorrência mundial cresce cada vez mais e a natureza da inovação muda, precisamos de encontrar novas formas de promover a inovação”, lê-se num comunicado europeu.

O 47.º Fórum Económico Mundial decorre em Davos, na Suíça, onde estão reunidos cerca de 3.000 dirigentes políticos e económicos mundiais, como António Costa, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, o secretário-geral da ONU, António Guterres e o comissário europeu com a pasta da inovação, Carlos Moedas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR