A FIFA nomeou o presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), o paraguaio Alejandro Domínguez, para presidir à Comissão de Finanças, anunciou esta sexta-feira o organismo que tutela o futebol mundial.

Alejandro Dominguez, de 44 anos e economista que sucedeu o ano passado a Juan Angel Napout na presidência da CONMEBOL, vai liderar um comité formado por oito elementos, dois dos quais externos à esfera futebolística.

Juan Angel Napout foi indiciado pelo departamento de justiça dos EUA num caso de extorsão, num processo que levou a FIFA, durante a investigação, a congelar o financiamento à CONMEBOL, com sede no Paraguai, mas que não envolveu Alejandro Dominguez.

A FIFA refere que entre as funções da Comissão de Finanças é seu dever “acompanhar a gestão financeira” e aconselhar a direção do organismo “sobre questões financeiras e gestão de ativos”.

Formado em economia na Universidade do Kansas (EUA), em 1995, e mestre em administração de empresas pela Universidade Católica de Assunção, Alejandro Domínguez Wilson-Smith é natural de Assunção.

Domínguez começou sua carreira de dirigente desportioa como membro da direção do Olimpia, em 1995. Em 2007, assumiu a vice-presidência da Confederação Paraguaia de Futebol e, em agosto de 2014, tornou-se o presidente interino, até ser eleito de forma efetiva em novembro do mesmo ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR