O Presidente da República afirmou que hoje é um bom dia para reafirmar o empenho de Portugal na Aliança Atlântica, salientando que espera o mesmo empenho de todos os parceiros, nos quais os Estados Unidos da América são “vitais”.

“Hoje é um bom dia para reafirmar que Portugal pertence à União Europeia, onde mandam os europeus, mas pertence também à Aliança Atlântica e espera que todos os parceiros continuem fiéis e empenhados neste Aliança do mesmo modo que Portugal está disponível para continuar empenhado nela”, disse Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve estava sexta-feira na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, onde inaugurou o novo simulador de ação tática da Marinha.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que esta sexta-feira é o dia da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, salientando a sua importância para a Aliança Atlântica.

“É o dia da tomada de posse do novo presidente dos Estados Unidos da América, que é um dos parceiros vitais da Aliança Atlântica. Não tenho receios, estou a reafirmar a posição portuguesa. É importante reafirmar para que não haja dúvidas sobre o empenho de Portugal e a expetativa que Portugal tem que todos os parceiros tenham o mesmo empenho”, defendeu.

O Presidente da República destacou também o empenhamento nos países de língua portuguesa, onde a Armada “desempenha uma função essencial”, bem como nas Nações Unidas, onde a Marinha “tem estado presente em missões com o seu nível habitual de excelência”.

“Queria sublinhar o salto qualitativo que existe na Marinha neste momento. Este novo simulador permite formar em terra para o mar e é muito importante para o cumprimento das nossas missões, até no quadro da NATO. O passo seguinte será o entrar em rede com os nossos parceiros na NATO quanto a este tipo de equipamentos”, concluiu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR