Make America Kittens Again

O que é ainda mais bombástico na Internet do que a página de Twitter de Donald Trump? Gatos, claro. Ainda Trump era pré-candidato dos republicanos e Tom Royal já não o queria ver à frente — do ecrã do computador. Para poder continuar a ler notícias online sem ter de dar de caras com o magnata nova-iorquino, desenvolveu uma extensão para o Google Chrome que substitui todas as fotos de Trump por imagens de gatos fofinhos.

Mesmo depois de instalada e ativada, é preciso ter em mente que a extensão não funciona a 100%. Para começar, Facebook e Twitter estão fora do alcance desta tecnologia. Depois, para que a “Make America Kittens Again” possa fazer a substituição em notícias, é preciso que a fotografia original tenha como nome “Trump”, ou que o nome do novo presidente dos Estados Unidos esteja na descrição interna na imagem. Sem isso, nada feito.

De resto, “Make America Kittens Again” resolveu quase tudo para o seu criador. Quase. “Estamos na iminência de quatro anos de horror. Infelizmente, nenhuma extensão do Chrome consegue corrigir isso”, explica Tom.

make america kittens again

Nesta notícia do jornal The Guardian estava uma foto de Donald Trump. Estava…

Trump Filter

Mais radical ainda é o “Trump Filter“. Neste caso, as referências a Donald Trump simplesmente desaparecem da página, sendo que é possível ajustar o grau de ocultação do novo presidente dos Estados Unidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na secção de perguntas frequentes, Rob Spectre, o criador da ferramenta, responde a uma potencial dúvida: “Também posso eliminá-lo da televisão?”. “Tragicamente” não, responde Rob. A extensão só está disponível para utilizadores do Chrome, mas Rob deixou o código em open source para que qualquer entendido possa alterá-lo e ajustá-lo a outros browsers.

Antes de instalar esta aplicação há que ter em mente que vai ficar a saber rigorosamente nada sobre a atualidade política norte-americana — e muito do que lá se passa afeta o mundo inteiro. A aplicação para telemóvel “Trump Trump” faz o mesmo, embora só exista para iOS.

donald trump google

A extensão nem sequer deixa que o Google mostre os resultados sobre Trump da nossa própria pesquisa.

The GOP Arcade

Se uns querem apagar Trump dos écrãs, há quem opte por multiplicá-lo. Na página The GOP Arcade, como o nome indica, há múltiplos jogos Arcade relacionados com o partido republicano, e com Trump em particular, que se jogam com o teclado do computador.

the gop arcade trump

O jogo “Trump’s Pussy Grabber”, por exemplo, relembra com sarcasmo o vídeo em que The Donald é apanhado a falar de forma imprópria sobre mulheres. Enquanto o jogador tenta agarrar o maior número de gatos (pussy) possível com a mão de Trump, ouve-se em fundo a gravação que quase poderia ter ditado o fim da sua candidatura presidencial.

“Donald Trump não vai entregar a sua declaração de impostos. Cabe-lhe a si arrancá-la das suas mãos”, começa por ler-se noutro jogo, “Get Trump’s Taxes”. Em vez do tradicional “start” para começar o desafio, é preciso clicar em “Let’s audit” (vamos fazer uma auditoria) e começar a disputar com o homem mais poderoso da América os documentos que ele não quis mostrar durante toda a campanha. A nossa primeira tentativa não correu bem. Ou, como diria Trump, foi um “total disaster”.

trump jogo

Trump Donald

Na impossibilidade de dizer “you’re fired” ao novo presidente dos Estados Unidos, a página “Trump Donald” é a alternativa possível. Tudo com uma única ação: tocar um trompete em direção ao rosto alaranjado do autor do livro A Arte da Negociação. Com o barulho, Donald contrai o rosto em sofrimento, o cabelo voa e, por vezes, soltam-se alguns confetti também.

Cada trumpetada, que pode ser dada em qualquer direção, é acrescentada ao contador do canto inferior esquerdo. Quando experimentámos, contavam-se 348 milhões delas. Ou Trump tem poucos simpatizantes, ou aqueles que não gostam dele investem bastante tempo nesta atividade.

trump trump

Por vezes, o trompete lança confetis.

Trump Generator

Este artigo começou com uma referência à página de Twitter de Donald Trump e é da mesma forma que vai terminar. Os erros ortográficos, o léxico que utiliza e a impulsividade são três das muitas características que fazem da página de Twitter do novo presidente da América um sucesso (por boas e más razões).

O autor e/ou autora do site “Trump Generator” pegou nos muitos tweets polémicos que “The Real Donald” escreveu e criou uma ferramenta que permite simular esse tipo de tweets com um nome à nossa escolha.

trump tweet

À semelhança das fake news, estes tweets falsos podem enganar os mais distraídos. Mas um olhar mais atento reparará que, por baixo do nome do presidente, está “@TrumpGenerator”. Depois de se colocar um nome à nossa escolha, o passo número dois é escolher um dos muitos tweets que este site gera, todos semelhantes ao que The Real Donald já escreveu na realidade. Também é possível mudar a imagem de fundo. O terceiro e último passo é escolher se se quer copiar o link do tweet ou partilhá-lo diretamente no Facebook ou, claro, no Twitter. Para quem está a ter uma sexta-feira difícil, talvez virar o tweet contra o twitteiro resulte:

donald trump fake tweet