Esta quinta-feira decorreu a segunda edição dos Prémios PlayStation Portugal, no Ministerium Club, em Lisboa, onde o jogo VRock, do Game Studio 78, venceu o prémio de Melhor Jogo de 2016 e terá agora acesso a publicar e continuar a desenvolver o jogo para a plataforma PlayStation Network. Os 10 estúdios finalistas foram selecionados em outubro e tiveram a oportunidade de expor os projetos na Lisboa Games Week, que decorreu no passado mês de novembro.

Rogério Ribeiro, Diretor e produtor no Game Studio 78, na segunda edição dos Prémios PlayStation onde venceu o Melhor Jogo de 2016 e o Prémio de Jogo Mais Inovador.

Rogério Ribeiro, Diretor e produtor no Game Studio 78, na segunda edição dos Prémios PlayStation onde venceu o Melhor Jogo de 2016 e o Prémio de Jogo Mais Inovador.

O grupo humorístico “Os Improváveis” ficou encarregue de conduzir a cerimónia de entrega de prémios proporcionando uns quantos momentos de comédia ao longo do evento. Além do Melhor Jogo do Ano 2016, também foram entregues outros prémios:

  • Jogo Mais Inovador – VRock, do Game Studio 78
  • Melhor Arte – Hell Keeper, do estúdio Badaguedes
  • Melhor Utilização das Plataformas PlayStation – Gateway, do SpellCaster Studios
  • Melhor Jogo Infantil – An Aztec Tale, do estúdio Cake Collective
  • Melhor Jogo da Impensa – Shutix, do Indot Game Studio

Estes foram os jogos e estúdios que se destacaram no meio das mais de 50 candidaturas aos Prémios PlayStation. O estúdio vencedor do Melhor Jogo de 2016 vai, agora, ter acesso a publicar o jogo para a consola PS4 na PlayStation Network, vai poder aceder a kits de desenvolvimento PS4 e a um espaço físico para trabalhar durante 10 meses em Lisboa. Aos prémios acrescentam-se 10 mil euros em dinheiro e uma campanha promocional nos canais próprios da empresa, no valor de 50 mil euros. “Estamos muito entusiasmados com este prémio. Decidimos arriscar com um jogo para a realidade virtual e estamos ansiosos por lançar VRock para a PS4 e para o PlayStationVR. Obrigado a todos os que nos apoiaram e à PlayStation por acreditar em nós e por apoiar o crescimento da indústria dos videojogos em Portugal”, afirmou, durante o evento, Rogério Ribeiro, diretor e produtor no Game Studio 78.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em conversa com o Observador, Jorge Huguet, Diretor de Marketing PlayStation Iberia, esclareceu que os critérios para a escolha do Melhor Jogo são “o facto de ser algo único, neste caso não existia nada assim para Realidade Virtual, e também um pouco a equipa em si, uma equipa em que pudéssemos confiar, que mostrava ter experiências e capacidades para levarem o jogo para a frente”.

A Realidade Virtual está cada vez mais presente e a PlayStation vai “continuar a apostar fortemente neste mercado”, contando já com novos lançamentos para 2017. No entanto, Huguet garante que não vão deixar os jogos tradicionais para trás. “Sem dúvida que a Realidade Virtual não vai substituir os jogos tradicionais mas vai permitir uma experiência incrível, mais intensa e diferente. De momento ainda a vemos como algo mais, como uma experiência diferente dos jogos tradicionais”, esclarece o Diretor de Marketing PlayStation Iberia.

Os Prémios PlayStation são uma iniciativa de apoio ao desenvolvimento de videojogos que lança o desafio aos mais jovens para que apresentem projetos para a plataforma PlayStation 4, ou seja, o vencedor pode ver o trabalho partilhado com uma comunidade que conta com mais de 50 milhões de utilizadores em todo o mundo.

Na primeira edição dos Prémios PlayStation estiveram mais de 50 equipas inscritas e, na grande final, foi o estúdio Fun Punch que recebeu o prémio de Melhor Jogo e de Imprensa com o título Strikers Edge. A equipa esteve presente este ano na segunda edição dos Prémios PlayStation para anunciarem o vencedor do Prémio para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation.