A Chapecoense vai voltar a jogar este sábado, após quase dois meses sem partidas desde a tragédia de 29 de novembro. Depois de ter perdido grande parte do seu plantel principal no acidente de avião na Colômbia, o clube reestruturou a equipa e recrutou 22 novos jogadores para poder regressar aos relvados — já este sábado, em jogo particular contra o Palmeiras, campeão brasileiro em título.

Uma reportagem da Globo dá conta de que os adeptos do clube brasileiro estão ansiosos por tornar a ver uma partida da Chapecoense. Tanto que no último treino antes do dia do jogo, apareceu uma multidão de adeptos a apoiar os jogadores. “É o maior desafio da minha carreira, sem dúvida nenhuma, e acho que seria de qualquer técnico que aqui estivesse”, diz o treinador Vagner Mancini, citado na reportagem.

O jogo está marcado para as 16h30, na Arena Condá, em Chapecó, mas antes há uma celebração de homenagem às vítimas e de comemoração da vitória na Copa Sul-Americana. O título foi atribuído à equipa pela confederação sul-americana de futebol (Conmebol) na sequência do acidente, que ocorreu a caminho da final daquela competição. Alguns dos sobreviventes do acidente vão estar presentes na cerimónia e vão ser homenageados no centro do relvado.

Depois da homenagem, os três atletas que sobreviveram ao acidente — Follman, Neto e Alan Ruschel — vão receber a Taça e as medalhas, e o novo plantel será oficialmente apresentado aos adeptos.

A 28 de novembro, a queda do avião da companhia boliviana Lamia perto de Medellín (Colômbia) causou a morte a 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores da Chapecoense, dirigentes e jornalistas que acompanhavam a equipa de futebol brasileira, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR