Cinco cidades portuguesas vão juntar-se ao mega protesto, conhecido como Marcha das Mulheres, previsto para hoje em Washington e em mais de 60 países para contestar o novo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O protesto acontece um dia depois de o controverso multimilionário ter prestado juramento como 45.º Presidente dos Estados Unidos.

Na capital federal dos Estados Unidos são esperadas pelo menos 200 mil pessoas, incluindo várias celebridades, segundo os organizadores da marcha americana.

Em Portugal, a Marcha das Mulheres tem início previsto para as 15h00 em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Faro e pretende ser uma iniciativa de protesto contra o novo inquilino da Casa Branca e aos comentários sexistas e misóginos que proferiu durante a campanha presidencial, mas também uma ação para reafirmar a luta contra a questão do assédio sexual, segundo afirmou à agência Lusa Joana Grilo, a organizadora da iniciativa em Lisboa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A promoção da igualdade de direitos para as mulheres e da defesa de grupos marginalizados também são outras das motivações do protesto.

Em Lisboa, a Embaixada dos Estados Unidos foi o local escolhido pela organização da marcha. No Porto, a iniciativa vai decorrer na Praça dos Poveiros.

A Marcha das Mulheres ganhou dimensão de movimento global e, segundo os organizadores, pelo menos 161 protestos estão agendados em mais de 60 países dos sete continentes. Nos Estados Unidos, estão previstas mais de 350 manifestações.