Logo Observador
Presidente Trump

Presidente francês avisa que protecionismo económico é a “pior das respostas”

O presidente francês sublinhou hoje a sua oposição ao protecionismo económico, numa clara alusão à política anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.

Elvis Gonzáles/EPA

O presidente francês, François Hollande, sublinhou hoje a sua oposição ao protecionismo económico, numa clara alusão à política anunciada pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump.

“Estamos totalmente contra o protecionismo. Somos a favor de uma globalização regulada, porque há regras sanitárias, sociais (…) nas trocas [comerciais] entre os países, entre as regiões”, declarou François Hollande no palácio presidencial de Santiago no Chile, numa conferência de imprensa comum com a sua homóloga chilena, Michelle Banchelet.

“O protecionismo é a pior das respostas”, insistiu o chefe de Estado francês, considerando que, em última instância “o que impede o comércio prejudica o crescimento e afeta o emprego”, inclusive em países que o defendem.

Na sexta-feira, Donald Trump tomou posse como 45.º Presidente dos EUA. No discurso inaugural, disse que cada decisão tomada durante o seu mandato “será feita para proteger os trabalhadores americanos e as famílias americanas”.

Donald Trump prometeu já também medidas como a descida de impostos, um plano de relançamento orçamental e o aumento do protecionismo, o que já motivou críticas de vários líderes, nomeadamente de Hollande e da chanceler alemã, Angela Merkel.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.