Recordações de infância, linhas diretas para a família, a roupa que trazem na pele ou então o nada. “ImPORTRAITS” é um projeto de raízes suíças em que o fotógrafo Gabriel Hill entrevista os refugiados com quem se cruza na rua para lhes perguntar quais foram os objetos que escolheram trazer para a nova vida na Europa. “Enquanto a maior parte de nós tem mais do que realmente precisa, outros são forçados a deixar tudo o que tinham para trás”, explica Gabriel Hill ao Observador.

A missão do fotógrafo foi colocar-nos a nós, confortavelmente sentados no nosso sofá, desarmados perante quem lutou pela sobrevivência com quase nada das mãos.

Em breve, “ImPORTRAITS” vai ser transformado num livro e todo o dinheiro angariado com as vendas vai ser entregue às associações humanitárias que ajudam os refugiados a terem uma chegada digna à Europa.

Mas o projeto ainda está em crescimento. Gabriel Hill vai continuar a entrevistar refugiados e a contar as suas histórias neste site em atualização. Por enquanto, pode conhecer as histórias resumidas dos treze refugiados entrevistados por Gabriel Hill na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR