Sabia ou não que um dos testes nucleares conduzidos em junho, duas semanas antes de ir defender ao Parlamento um aumento do investimento no programa nuclear, tinha falhado? A pergunta à primeira-ministra britânica, Theresa May, foi insistente, este domingo de manhã numa entrevista na BBC conduzida por Andrew Marr, mas sem ter uma resposta clara. May disse apenas que tem “confiança total nos mísseis Trident” e que o Reino Unido “precisa de se defender”.

Afinal o que é que falhou? Segundo uma investigação do jornal Sunday Times, um dos testes nucleares conduzidos a partir do HMS Vengeance, um submarino britânico já indicado para melhorias por estar obsoleto, terá falhado. O disparo da ogiva, que não estava armada, terá sido feito com as coordenadas erradas, indo parar à Florida, nos Estados Unidos da América.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O teste terá sido executado no fim de junho, duas semanas antes de Theresa May ter feito aprovar no Parlamento um investimento de 40 mil milhões de libras, cerca de 50 mil milhões de euros, para a renovação do programa nuclear britânico. Durante o seu discurso, May não falou de qualquer problema com os submarinos e também não o disse na entrevista deste domingo, mas é provável que nos próximos dias venha a ter que clarificar este assunto, já que a oposição trabalhista deverá exigir a realização de um inquérito ao problema.

É conhecida a oposição de Jeremy Corbyn, líder da oposição trabalhista, ao programa nuclear do Reino Unido e a posição oficial do seu partido é a defesa da continuação do programa de dissuasão de ataques nucleares. Por isso, Corbyn já veio aproveitar a deixa para dizer que “é um erro catastrófico quando um míssil vai na direção errada. Se estivesse armado só Deus sabe as consequências que isso viria a ter”.

A Marinha Britânica não realizava testes há quatro anos, dado o custo elevado de “desperdiçar” uma ogiva mas os testes que conduziu em 2000, 2005, 2009 e 2012, segundo se lê na investigação do Sunday Times, tinham tido sucesso — e esse sucesso tinha sempre sido partilhado com a comunicação social. O teste em questão ocorreu já depois de os dispositivos de lançamento de misseis do submarino terem sido submetido a melhoramentos e depois de instalado um novo software em todos os computadores.

O Governo britânico fez entretanto saber, através de um comunicado, que “a capacidade e eficácia os mísseis Trident, caso sejam necessários, é inquestionável”.