A fenda que, no início de janeiro, mostrava que um dos maiores icebergues do mundo podia estar estar prestes a desprender-se do Larsen C, cresceu 10 quilómetros este mês. Agora faltam apenas 20 quilómetros para que se desprenda por completo.

O caso foi noticiado no início deste ano e esperava-se uma inédita separação de um icebergue com cerca de cinco mil quilómetros quadrados na Antártida. O que não se esperava, no entanto, foi a distância quase recorde que o icebergue, incluído no grupo dos dez maiores algumas vez registados, percorresse apenas num mês. A forma como a fenda cresceu é impressionante e a separação do icebergue pode estar prestes acontecer.

Só este mês de janeiro os blocos de gelo distanciaram-se cerca de dez quilómetros desde a última medição – feita a 1 de janeiro – e os especialistas estimam que faltam apenas 20 quilómetros para que a separação do icebergue da plataforma Larsen C esteja completa. Caso aconteça, será um dos maiores icebergues de que há registo, segundo as análises e estudos feitos por investigadores das Universidades de Swansea e Aberystwyth, e do British Antarctic Survey. Compare este bloco de gelo, por exemplo, ao Algarve ( já o tínhamos feito no artigo anterior). Quando se desprender do Larsen C, este icebergue será como se a região do Algarve se desprendesse de Portugal e ficasse à deriva.

A confirmação chega-nos através dos satélites da ESA, onde foi possível visualizar as novas dimensões da fenda. Neste momento,e segundo o jornal ABC, a distância entre o Larsen C e o icebergue é de 175 quilómetros, no entanto, apesar de apenas faltarem cerca de 20 quilómetros para que ambos sejam blocos de gelo independentes, as previsões de datas do desprendimento total são apenas especulações.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR