A conceituada galeria Saatchi pretende mostrar as fotografias ‘selfies’ como uma forma de arte. E vai inaugurar uma exposição em março para exibir um conjunto diversificado de ‘selfies’ bem conhecidas, que se tornaram num “ícone na era digital”, como conta o The Guardian. Para além da temática das ‘selfies’, existirá também um outro tema: os auto-retratos. Para tal, existirão pinturas já célebres de Vincent Van Gogh, Tracey Emin, Rembrandt, Velázquez, June Calypso e Kutluğ Ataman.

Nigel Hurst, diretor-executivo da galeria, defende que a ‘selfie’ é um grande exemplo de como a sociedade está a mudar, utilizando a tecnologia como meio de expressão interior e uma espécie de auto-retrato. Segundo o The Guardian, Nigel afirmou que, “em muitos aspetos, a selfie representa o ponto alto da transição da cultura contemporânea numa era altamente digitalizada e tecnologicamente avançada, especialmente no que diz respeito aos telemóveis e à sua ligação para com as câmaras.”

A par com a exposição, a Saatchi prepara uma parceria com a Huawei. Para que o projeto avance, a galeria aliou-se à empresa de tecnologia Huawei, que vai pedir a dez jovens britânicos que contribuam, de forma criativa, e façam as suas próprias ‘selfies’. Será ainda criado um hashtag #SaatchieSelfie, para que o mundo inteiro possa postar as suas ‘selfies’ mais interessantes, numa espécie de concurso em que, quem ganhar pela criatividade, possa ter destaque na exposição. O vencedor será escolhido por um júri específico e terá como oferta a sua fotografia exposta; um telemóvel Huawei e uma outra experiência fotográfica a ser anunciada.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR