Divulgada a nova geração Série 5, proposta particularmente importante para a marca da hélice nos dois lados do Atlântico, não foram poucos os críticos a acusarem a BMW de pouco arriscar nesta nova geração, que quase poderá ser confundida com um restyling da anterior. Críticas que levaram já o fabricante a, quiçá em jeito de resposta, divulgar um vídeo em que procura destacar as diferenças entre o novo G30 e o antigo F10.

Com pouco mais de três minutos de duração, o vídeo mostra aquilo que efectivamente mudou na transição de uma geração para a outra, tanto no exterior como no interior, procurando desmontar as acusações de que, nesta passagem de testemunho, a BMW pouco mais fez que um facelift.

A marca bávara realça ainda o facto de o novo Série 5 G30 ter ido buscar muitos pormenores estéticos ao Série 7, num esforço que acaba por ser idêntico ao que os rivais da Audi e Mercedes têm vindo a fazer.

A BMW aponta igualmente alterações que não são propriamente perceptíveis num primeiro olhar, como a grelha frontal com alhetas que se fecham a velocidades mais elevadas, solução destinada também a melhorar o coeficiente de aerodinâmica. O qual tem já, na versão 520d EfficientDynamics um valor de referência na ordem dos 0.22 Cd.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já quanto ao interior, além de alterações facilmente identificáveis, como é o caso do novo ecrã do sistema de infoentretenimento iDrive, maior e numa posição mais destacada, a promessa de mais espaço para os passageiros dos bancos traseiros, a par de um melhor acesso, graças à alteração da moldura das portas.

[jwplatform 85qsx5px]

Segundo apurou o Observador, o novo BMW Série 5 berlina chega a Portugal já no próximo mês de Fevereiro, nas motorizações 530i, 540i, 520d e 530d, todas elas disponíveis de série com caixa automática, à excepção do 520d, que também poderá ser adquirido com caixa manual. Em termos de distribuição, todos os motores serão comercializados entre nós tanto com tracção apenas traseira, como com tracção integral (xDrive). Quanto aos preços, começam, no caso das motorizações a gasolina, nos 66.700€ (530i Auto), ao passo que, nos diesel, têm início nos 54.500€ (520d).