A Amazon UK vai lançar um prémio literário no valor de 20 mil libras (mais de 23 mil euros) para o escritor que publique um livro online (ebook) na plataforma Kindle Direct Publishing — que permite a autores e editores independentes colocarem um livro à venda por conta própria. O prémio Kindle Storyteller está aberto para autores com mais de 18 anos, que escrevam em inglês e em qualquer género literário, ficção ou não-ficção. O ebook deve ter o mínimo de 5.000 palavras e não pode ter sido publicado antes.

Os interesses dos leitores serão levados em consideração quando for compilada a lista de ebooks, bem como a opinião de um painel de jurados. Além do prémio monetário, a distinção também incluirá uma campanha de marketing e a possibilidade do ebook ser traduzido noutras línguas. O vencedor será anunciado numa cerimónia em julho, em Londres.

O diretor de conteúdos associados ao Kindle, Alessio Santarelli, revelou num comunicado no site da Amazon UK que “bons livros merecem ser celebrados e é isso que queremos fazer na competição Kindle Storyteller. Esperamos encorajar aspirantes a escritores e autores que, mesmo já tendo sido publicados, escrevam outra vez para que as histórias fiquem disponíveis para todos os leitores à volta do mundo. Publicar um livro nunca foi fácil e este prémio irá ajudar o autor cuja história agrade mais aos leitores e aos especialistas literários.”

Um quarto dos autores no top 100 da loja Kindle UK foram publicados através desta plataforma Kindle Direct Publishing. Rachel Abbot, a autora de Kill me Again, um bestseller da Kindle, confessou que tem “grandes expectativas nos títulos que serão apresentados nesta primeira competição do prémio, quer seja de um autor já conhecido ou um aspirante a escritor que seja encorajado pelo prémio para publicar o seu primeiro livro. A Kindle ajudou-me a alcançar o meu sonho de ter uma carreira como escritora e eu acredito que muitas pessoas tenham um grande livro nelas, à espera de ser escrito”.

O prazo para a submissão de ebooks começa a 20 de fevereiro e termina a 19 de maio deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR