Assim como lhe é reconhecido um talento especial para a música, é conhecido o gosto especial que Eric Clapton tem por desportivos. Sobretudo, Ferrari. Tanto assim é que a lenda do rock and roll encomendou à casa de Maranello, em 2012, um exemplar único construído com base no 458 Italia, feito exactamente à sua medida, pelo qual pagou na altura 4,7 milhões de dólares (cerca de 4,3 milhões de euros). Não é esse Ferrari (apelidado de EPC SP12) que está agora à venda na GVE London, mas sim um outro que também pertenceu ao músico britânico entre 2000 e 2003.

Trata-se de um F40, ou seja, um Cavallino Rampante particularmente famoso nos anos 80, fruto das suas entusiásticas prestações. Montando um V8 biturbo de 2,9 litros em posição central traseira, este superdesportivo debita 480 cv e vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, com a velocidade máxima anunciada a fixar-se nos 324 km/h – o que não deixa de ser uma marca impressionante para época (e ainda hoje).

Exibindo uma pintura Rosso Corsa – um extra nada barato na hora de adquirir um Ferrari –, o F40 que se encontra em Londres marca apenas 10.861 km e tem todas as manutenções documentadas (inclusivamente o novo tanque de combustível trocado em 2008), estando a ser alvo de avaliação a fim de obter o certificado da Ferrari Classiche, a divisão responsável pelos clássicos da marca italiana.

O superdesportivo, que começou por pertencer à família italiana de coleccionadores Candrini exibe um habitáculo em bom estado, também com revestimentos a vermelho, em linha com o tom aplicado na carroçaria.

Segundo a GVE London, não só este F40 teve uma “vida mimada” como junta às suas credenciais o facto de ter pertencido a um dos melhores guitarristas da história. O modelo, com design Pininfarina, cativa pelo “roncar” ao nível dos melhores solos de Clapton e, porque à sonoridade se junta a exclusividade – foram produzidas poucas mais de 1.300 unidades deste Ferrari –, a casa londrina pede, em troca, cerca de 1,1 milhões de euros. De certa forma, uma pechincha, se considerarmos que exemplares de F40 em bom estado podem ser vendidos por valores até 50% acima disso…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR