O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e a Região Administrativa Especial de Economia Social de Mercado de Timor-Leste assinaram esta terça-feira um memorando, em Coimbra, para a criação de um Centro Cardíaco naquele país do sudeste asiático.

É um momento muito alto para o nosso hospital, desde logo porque a nossa presença em Timor do ponto de vista de cooperação é extremamente importante e integra-se na perspetiva de internacionalização dos Hospitais de Coimbra”, disse à agência Lusa o presidente do conselho de administração do CHUC.

Segundo Martins Nunes, esta parceria representa o prestígio da medicina portuguesa e da medicina de Coimbra: “Portugal e Coimbra estão assim a contribuir para a discussão da saúde global. Ficou ainda previsto que Timor participe na Cimeira Mundial de Saúde intercalar, que se realiza em Coimbra em 2018”.

Além da criação de um Centro Cardíaco, o memorando de intenções prevê o levantamento, análise e caracterização de necessidades, designadamente de equipamento, infraestruturas e demais recursos, formação e apoio em gestão organizacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O documento estabelece ainda o apoio à distância do CHUC, através de telemedicina, e estágios profissionais, nomeadamente com recurso ao Centro de Simulação Biomédica.

Na cerimónia, que decorreu no polo do hospital universitário, o presidente do CHUC aproveitou a ocasião para convidar Timor Leste a estar representado na Cimeira Mundial de Saúde.

Para Mari Alkatiri, presidente da Autoridade da Região Administrativa Especial Oecusse Ambeno de Timor-Leste, um dos objetivos do país é construir um “serviço de saúde de qualidade e excelência”.

Escolhemos hoje [terça-feira], e bem, os hospitais de Coimbra para em conjunto avançarmos para resolver essa necessidade”, disse o antigo primeiro-ministro timorense à Lusa, salientando que a nível de medicina hospitalar Timor “precisa de quase de tudo”.

Nesta primeira fase, acrescentou, “é necessário conseguir-se capacidade para impedir a transferência de doentes para outros países”.

Essa transferência representa um grande investimento, quando o que queremos é que fiquem em Timor e sejam tratados no nosso país.

O antigo primeiro-ministro timorense visitou em Coimbra, designadamente, o serviço de cardiologia. A Região Administrativa Especial de Economia Social de Mercado de Timor-Leste é uma entidade que visa “responder a questões muito pertinentes e prementes na área da saúde e da educação”.

A cerimónia contou com a presença da Embaixadora de Timor-Leste, Maria da Paixão Jesus da Costa, e do presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso, entre outras personalidades.