Steve Pagliuca, co-chairman do Bain Capital, e Judy Pagliuca, presidente da Pags Group, estiveram em Portugal num encontro promovido pela Microsoft Portugal e pela embaixada dos EUA no âmbito do programa Ativar Portugal, que tem por objetivo dar às startups portuguesas acesso facilitado a investidores, clientes e parceiros e criar oportunidades para a internacionalização.

Os investidores vieram a Lisboa para ficarem a conhecer as ofertas de mercado de seis promissoras startups nacionais – DoDoc, HeartGenetics, Line Health, Probe.ly, Prodsmart e Tripaya – e de dois parceiros – Bright Pixel e UPTEC – que tiveram assim a oportunidade de dar a conhecer a um fundo que gere atualmente assets no valor de 75 mil milhões de dólares as áreas de trabalho em que se destacam.

Destas startups é de recordar que a Prodsmart – que desenvolveu um sistema de gestão, análise e otimização de produção industrial – foi a vencedora do Startup Challenge, uma parceria entre a Microsoft e a Embaixada dos EUA no âmbito do programa Journey to the Websummit 2016.

Já a Probe.ly, que aposta na próxima vaga de produtos de segurança informática, foi a vencedora da última edição do Lisbon Challenge, tendo assegurado 75 mil euros de investimento da Caixa Capital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para Jason Nadal, responsável pela área de Desenvolvimento e Empreendedorismo da Microsoft Portugal, “este encontro demonstra o quão impressionante é ver o que acontece quando a Microsoft e a Embaixada dos Estados Unidos se unem e aproximam os maiores inovadores dos dois países”.

Na opinião do responsável da Microsoft estes encontros só são possíveis de realizar “quando existe um compromisso de longo prazo e uma visão comum. Ter o Steve e a Judy Pagliuca connosco para partilharem insights, objetivos e aprendizagens, tem um grande impacto nas nossas startups.” “Estou ansioso para ver quais são os próximos passos”, reconheceu Jason Nadal.

De recordar que a Bain Capital é uma das maiores firmas de investimento privado, com 14 escritórios em todo o mundo e mais de 900 funcionários. Fundada em 1984, a empresa sediada em Boston gere atualmente investimentos de capital privado, crédito, capital público e capital de risco e nos últimos anos investiu em companhias como o Linkedin, adquirido em 2016 pela Microsoft, mas também na Staples, na Survey Monkey, entre outras.

Com a promoção deste encontro, a Microsoft Portugal demonstra manter o empenho no apoio às startups nacionais iniciado em 2008. Nos últimos oito anos, a subsidiária portuguesa da gigante de Redmond já apoiou mais de 2.000 startups, sendo que desde o início de 2016, o programa BizSpark mantém ativas 650 startups.