Goste-se ou não do estilo do popular cantor espanhol, Julio Iglesias é incontornável no mundo da música, apelidado por muitos como o melhor exemplo do Latin Lover, o que nem admira, pois o próprio responde com piadas quando o acusam de ter dormido com mais de 3.000 mulheres. Mas o músico só se dedicou a compor e a cantar por manifesto azar – um acidente de carro atirou-o para a cama do hospital com a coluna parcialmente esmagada em 1963, na véspera do seu 20º aniversário, o que o impediu de andar durante dois anos –, pois a sua vocação até então era o futebol, onde disputava o lugar de guarda-redes do Real de Madrid.

A música surgiu-lhe como necessidade de exercitar uma das mãos afectada no acidente, o que fez com a ajuda do enfermeiro Eladio Magdaleno, do Hospital Eloy Gonzalo, que numa fase em que os médicos afirmavam que o então desportista dificilmente voltaria a andar, lhe ofereceu uma guitarra para ajudar a recuperar a sensibilidade e controlo de movimentos dos dedos. Cinco anos depois do acidente, venceu o concurso da canção de Benidorm e, em 1972, quatro anos depois, o da Eurovisão. E desde então nunca mais ninguém o parou, pois ainda hoje, com 73 anos, continua a compor e a cantar. E a vender discos.

Se do futebol foi empurrado para a música pela vida, o que nunca ninguém conseguiu foi fazer com que Julio Iglesias adorasse automóveis. Usa-os para se deslocar, e apenas isso, admitindo que nas viagens mais longas prefere partilhar o volante com a sua mulher. Mas há um automóvel que foi importante na sua vida, a que se referiu em várias entrevistas como “o seu primeiro carro vistoso”, o qual, segundo ele, “era muito rápido, muito confortável e gastava pouco”. Pois bem, a bomba de que Iglesias fala é um Seat 1430 azul escuro, que adquiriu aos 29 anos, ou seja, um ano depois de se ter casado com a filipina Isabel Preysler, com quem teria três filhos, um dos quais o também cantor Enrique Iglesias.

O Seat 1430 com matrícula madrilena foi adquirido em 1972 por 147.700 pesetas, cerca de 886€, tendo sido vendido após quatro anos ao serviço da estrela espanhola que, entre as muitas propriedades que possui espalhadas pelo mundo, é ainda dono de uma parte muito significativa de Punta Cana, área da República Dominicana onde estão os melhores resorts da ilha que este país caribenho partilha com o Haiti. O novo proprietário, e o seu manager à época, manteve o Seat durante 39 anos, acabando por vendê-lo em 2015. E o novo dono recuperou-o, a ponto de exibir uma aparência similar à que tinha quando foi adquirido por Iglesias.

O primeiro automóvel à séria do cantor está agora à venda, com a leiloeira online Catwiki a aceitar ofertas até ao próximo dia 30. De salientar que o Seat 1430 está equipado com um motor de 1.438 cc, que fornece 71 cv, incluindo uma série de equipamento que à época era considerado extra e que custou ao cantor cerca de 5.000 pesetas, sensivelmente 30€. Este “avultado” investimento vai permitir ao licitador mais generoso adquirir um veículo que, além do equipamento original, possui ainda pára-brisas aquecido, tranca de direcção e até cinto de segurança, pouco habitual em 1972, mas sem dúvida uma exigência de Iglesias, fruto do acidente que sofreu em 1963 que, se lhe retirou a bola, passou-lhe o microfone, que nunca mais largou. A Catwiki antevê que o Seat 1430 seja vendido por cerca de 32.500€.

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