Num leilão promovido pela Bonhams em Scottsdale, no estado norte-americano do Arizona, EUA, estabeleceram-se vários recordes, um dos quais reclamado por um Type E de competição, datado de 1963. Trata-se de uma versão de competição, que conheceu o sucesso pelas mãos do piloto Bob Jane, nomeadamente no campeonato de GT da Austrália.

Quando alguém se chegou à frente com a oferta de 7,37 milhões de dólares (6.860.281€), o martelo não perdoou e este Jaguar acabou por encontrar no Westin Kierland Resort & Spa o seu quarto dono. Isso mesmo: reconhecido actualmente como um dos exemplares em estado mais original (exterior e componentes), o Type E com o chassi número S850667 teve até à data apenas três proprietários. Um deles, em 1999, submeteu-o a uma completa restauração, confiando-o à Lynx Engineering, em Inglaterra.

Posteriormente, o modelo – o 10.º de 12 exemplares produzidos entre 1961 e 1963 – foi leiloado na Florida, com uma equipa especializada em clássicos a reconhecer o quão original se apresentava o Type E – dos autocolantes aos rebites.

Marcando apenas 6.437 km, este Jaguar conserva o seu original seis cilindros, capaz de debitar 296 cv, potência entregue às rodas traseiras e explorada através de uma caixa manual de quatro velocidades.

Não é todos os dias que se transaccionam automóveis por este valor, é certo. Se bem que este montante – que muitos julgarão uma exorbitância – está muito aquém dos 19 milhões pelo qual foi comprado um Jaguar Type D de 1955. E não foi assim há tanto tempo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR