O Shift APPens pretende criar um ambiente descontraído para que os participantes possam desenvolver uma aplicação para qualquer plataforma à escolha. É um evento organizado pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra e pela jeKnowledge, empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra. Além disso, aquele que é apresentado como o hackathon mais louco do país, vai contar ainda com workshops, demonstrações e pequenos momentos de entretenimento. No final, as melhores aplicações serão premiadas. O evento decorre entre 17 e 19 de fevereiro, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, em Coimbra.

A quarta edição deste evento continua a fomentar a existência de uma competição saudável entre principiantes e profissionais do mundo da tecnologia. Segundo o comunicado, o evento tem-se mostrado promissor devido à inclusão de showcases de produtos tecnológicos e também pelo facto de os participantes poderem desenvolver capacidades práticas e teóricas. Nas edições anteriores o evento contou com um total de 250 participantes, provenientes de todo o país.

Durante todo o evento vão decorrer diversas atividades em paralelo, tais como: flash-talks (momentos rápidos que servem para apresentar algo ou transmitir algum conhecimento), concursos para que os participantes possam ganhar alguns prémios e ainda alguns momentos de diversão como: quizzes, aulas de voo de drones, batalhas de Pokémon e demonstrações com os Google Glasses e os Oculus Rift.

Não existem requisitos para participar neste hackathon. Segundo a organização, este é um evento para todos e não requer nenhuma experiência em design, informática ou qualquer outra área. Os participantes só precisam de mostrar vontade em aprender e trabalhar. Durante o evento vão ser convidados a criar equipas e a desenvolver uma aplicação inovadora para qualquer plataforma, sendo que depois têm de convencer o júri num pitch final, de que aquela é a melhor aplicação ali presente.

O Shift APPens surgiu com o intuito de ser uma projeto diferente dos restantes eventos deste género. Durante os três dias, os participantes vão estar num ambiente que, segundo o comunicado divulgado, promete “surpreender tudo e todos”. As inscrições estão abertas a qualquer entusiasta que queira ver a sua aplicação tornar-se realidade em apenas 72 horas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR