A personagem Q dos filmes do James Bond, que foi sempre interpretada por um homem, afinal é uma mulher na vida real, revelou o responsável do MI6 – Serviços Secretos de Inteligência Britânicos – Alex Younger, dá conta a CNN. O anúncio, feito durante o Women in IT Awards em Londres – evento dedicado a combater o desequilíbrio entre os sexos no setor de tecnologia -, revelou assim a verdadeira identidade da figura criadora e especialista de todos os aparelhos utilizados pelo agente secreto nas missões.

A verdadeira Q está ansiosa por conhecer-vos e é com muito prazer que vos digo que ela é uma mulher na vida real”, disse Alex Younger.

No entanto, Younger considera que o facto da representação desta personagem nos filmes ser sempre feita por um homem acaba por alimentar os estereótipos. Por esta razão, o seu discurso visou também o encorajamento para todas as mulheres que queiram integrar estes serviços. “É importante que nós, na MI6, recorramos a todos os talentos que chegam até nós e que o nosso país tem para oferecer”, acrescentou.

Captura de ecrã 2017-01-27, às 12.54.37

A personagem Q foi interpretada pelo ator Ben Whishaw no último filme, “Spectre”

Em todos os filmes, Q é quem inventa os vários engenhos tecnológicos sofisticados, que vão desde leitores de impressões digitais, relógios-bomba e até armas incutidas nos seus carros.

Veja na imagem abaixo a evolução de alguns destes gadgets e em que filmes foram utilizados.

C1_xMRcUkAAlYAX.jpg-large

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR