Para promover o lançamento da quinta geração do Ibiza, a Seat reuniu alguns dados curiosos acerca de um dos seus modelos mais importantes, durante largos anos o seu best seller, que ao longo dos seus 33 anos de carreira vendeu já mais de 5,4 milhões de exemplares – os quais, todos alinhados, excederiam a distância que medeia entre Barcelona e a Nova Zelândia. Por exemplo, o ter nascido em 1984, tal como o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Sendo que 1984 foi também o ano em que Michael Jackson lançou Thriller, o álbum mais vendido de todos tempos, e em que Ghostbusters e Indiana Jones batiam recordes de bilheteira nas salas de cinema.

Com cada geração do Ibiza a ser concebida, desenvolvida e produzida em Barcelona, o modelo da primeira geração foi o que permitiu à marca espanhola entrar num novo ciclo da sua existência. Sendo inevitável lembrar que o respectivo design esteve a cargo de Giorgetto Giugiaro, e que o motor que o animava foi desenvolvido em colaboração com a Porsche (e quem não se lembra de tal evocação gravada na cabeça desse quatro cilindros, a célebre sigla “system Porsche”).

Entretanto, os anos passaram, a tecnologia evoluiu e o consumo médio do Ibiza baixou para menos de metade, passando de 7,8 l/100 km em 1984 para 3,6 l/100 km no actual modelo. Com uma produção diária de 700 unidades na fábrica de Martorell, oito em cada 10 Ibiza destinam-se à exportação, daí sendo enviados para mais de 75 países. Interessante será, ainda, referir que são também 700 os robots envolvidos no seu processo de fabrico, que percorre praticamente 12 km e compreende nada menos do que 3.000 componentes. E, desde o primeiro dia, foram utilizados mais de 70 milhões de quilos de tinta na pintura de todos os Ibiza fabricados, o suficiente para pintar a Torre Eiffel mais de um milhar de vezes.

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Todos estes dados (a que se poderiam juntar os três títulos obtidos no WRC, na classe de 2,0 litros, entre 1996 e 1998, e o ter sido carro oficial dos Jogos Olímpicos de 1992, realizados em Barcelona) servem, essencialmente, para antecipar a nova geração do Ibiza, a quinta do seu historial. Cuja revelação foi já confirmada pela própria Seat para a próxima terça-feira, através de um vídeo que recorda o percurso do seu utilitário.

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Quanto ao novo modelo, sabe-se já que estreará a plataforma modular MQB A0 do Grupo Volkswagen, a mesma que servirá, igualmente, as próximas gerações do Volkswagen Polo (a conhecer ainda este ano), do Audi A1 e do Skoda Fabia.

Com primeira aparição perante o grande público marcada para Março, no Salão de Genebra, o novo Ibiza deverá exibir linhas na senda do definido pelo Leon, assim como um interior mais amplo e dotado de materiais de superior qualidade.

Já os motores provirão, naturalmente, do banco de órgãos do Grupo Volkswagen, e a gama deverá incluir uma nova versão turbocomprimida do três cilindros de 999 cc, mais eficiente do que a actual, assim como um 1.4 turbo a gasolina e um 1.4 turbodiesel. Naturalmente, também existirá uma variante Cupra, de temperamento mais desportivo, mas é provável que a sua revelação só ocorra dentro de alguns meses.