A cerimónia dos Óscares só acontece a 26 de fevereiro mas o anúncio das nomeações deu início à contagem decrescente para a passadeira vermelha mais mediática do ano. A 89ª edição dos prémios da famosa Academia — apresentada por Jimmy Kimmel — conta com um talentoso quadro de nomeadas ao Óscar de Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária que, rezam as expetativas, vão marcar presença no Teatro Dolby em Los Angeles, com visuais promissores. Até porque ao mínimo erro há sempre um lugar reservado na lista das mais mal vestidas.

Em 2017, segundo as coleções de alta-costura das grandes casas de moda internacionais, vão desfilar muitos bordados, transparências q.b. e tecidos metálicos. Comecemos então por Emma Stone (nomeada para o Óscar de Melhor Atriz por La La Land) que, depois de usar um delicado vestido Valentino na cerimónia dos Globos de Ouro, ficaria deslumbrante com um Elie Saab da nova coleção de primavera com detalhes dourados à altura de vencer a tão invejada estatueta. Porquê? A cor vai destacar o tom de pele e a cor de cabelo da atriz, uma das grandes favoritas.

Para a oponente Natalie Portman, nomeada para o Óscar de Melhor Atriz por Jackie, a escolha recai num longo, volumoso e colorido Giambattista Valli para destacar o estado de graça da atriz que parece não gostar de mostrar o decote e os braços na passadeira vermelha. Entre Jason Wu, Prada e Alexander McQueen, Natalie Portman tem optado por padrões e cores fortes com inspiração no seu papel de Jackie Kennedy. Mais arrojado é o fato prateado de Isabelle Huppert, atriz francesa nomeada por Ela, assinado por Chanel Couture e que condiz com o seu historial mais masculino e formal.

Sem desrespeitar o dress code da cerimónia, o vestido Alberta Ferretti de Merly Streep (nomeada para o Óscar de Melhor Atriz por Florence, Uma Diva Fora de Tom) valoriza as curvas da veterana e não vai desiludir caso a atriz suba ao palco para receber o quarto Óscar da sua carreira e dirigir novamente, quem sabe, críticas diretas a Donald Trump.

No caso das nomeadas ao Óscar de Melhor Atriz Secundária, Viola Davis (Fences) não passará despercebida num vestido sem ombros vermelho acabado de sair do desfile da casa Valentino em Paris. Já o brilhante Zuhair Murad de Michelle Williams e o preto Givenchy de Nicole Kidman prometem trazer elegância à passadeira mais importante do ano. Duas escolhas que servem como uma luva no currículo de estilo das atrizes de Manchester by the Sea e Lion, respetivamente. Uma lufada de ar fresco são ainda os vestidos que elegemos para Octavia Spencer (Elementos Secretos) e Naomi Harris (Moonlight), da casa Marchesa e Atelier Versace.

Em jeito de antecipação, reunimos uma sugestão de visual para cada estrela de Hollywood que está a concorrer para ganhar a estatueta dourada de Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR