Usain Bolt devolveu a medalha de ouro da estafeta 4×100 metros dos Jogos Olímpicos Pequim 2008. depois de Nesta Carter, que fazia parte da equipa do velocista, ter acusado uma substância proibida nas análises anti-doping. O jamaicano admitiu estar desiludido com todo o desenvolvimento do caso, mas lembrou que que “regras são regras”.

“Não estou totalmente satisfeito com a situação, mas regras são regras”, disse Bolt, que perdeu um dos seus nove títulos olímpicos, devido a um teste antidoping positivo do compatriota Nesta Carter.

O velocista, que venceu os 100, 200 e 4×100 metros em Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, lembrou que Carter e as autoridades jamaicanas vão recorrer, mas garantiu que esta situação não faz esquecer tudo o que fez na sua carreira.

“Estou desapontado por ter perdido uma medalha, mas isso não apaga o que fiz durante a minha carreira, porque venci as minhas provas individuais e isso é o mais importante”, referiu Bolt, que devolveu na sexta-feira a medalha.

Bolt, Carter, Asafa Powell e Michael Frater compunham a equipa que foi desqualificada, depois de uma reanálise da amostra recolhida em Pequim 2008 ter detetado uma substância proibida em Carter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR