Nostalgia

Lembra-se de como era? 21 anúncios portugueses do século passado

1.231

O nosso vinho do Porto, a pasta medicinal Couto ou a extinta Kodak Portugal. Mate as saudades do antigamente com estes 21 cartazes das empresas que marcaram o século passado. Ainda se lembra delas?

Brioso

Não havia férias de verão onde a Kodak não estivesse. Era como um ritual: quem tinha uma máquina fotográfica não se poupava em comprar uns quantos rolos para depois, no final dos mergulhos e dos passeios ao sol, mandar revelá-los e eternizar alguns dos momentos mais divertidos daquele ano. O tempo passou. Agora podemos escolher as fotografias logo a seguir a tirá-las, apagar aquelas onde o sorriso não está perfeito e guardar as resistentes numa pasta do computador. Começa a ser rara aquela sensação de abrir uma gaveta qualquer e encontrar fotografias impressas daquele verão de há muitos anos (mais os rolos de negativos). Mas há coisas que ficam na memória.

Se a Kodak Portugal não resistiu à passagem do tempo, os seus anúncios ainda nos avivam boas recordações. Num fim de semana frio, decidimos aquecer-lhe a alma com 21 cartazes de marcas que deixaram memórias no século passado. Algumas delas ainda hoje são incontornáveis. Das bebidas aos detergentes e produtos de beleza, recorde-as nesta fotogaleria.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: mlferreira@observador.pt
Autárquicas 2017

Falar de André Ventura

Alexandre Homem Cristo

Ventura está a ser sobrevalorizado – enquanto candidato e, mais ainda, enquanto intérprete de novos rumos para a direita. Um erro que, perante a tentação de leituras nacionais, será importante evitar.

Estados Unidos da América

Carta da América

João Carlos Espada

Na América, está em curso um vigoroso renascimento conservador-liberal. Conseguirá a vaga conservadora em gestação na Europa acompanhar a linguagem liberal e anti-estatista da sua congénere americana?

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site