789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Vídeos e fotos: protestos contra Trump multiplicam-se em vários aeroportos

Este artigo tem mais de 5 anos

Vários aeroportos norte-americanos encheram-se de manifestações contra as novas restrições à imigração impostas por Donald Trump. O Presidente dos Estados Unidos é acusado de perseguir muçulmanos.

60 fotos

Milhares de pessoas protestaram no sábado nos principais aeroportos norte-americanos contra a nova política de imigração aprovada na sexta-feira pelo Presidente norte-americano, Donald J. Trump.

De acordo com os relatos que vão sendo avançados pela generalidade da imprensa norte-americana, os aeroportos de Washington, Chicago, Mineápolis, Denver, Los Angeles, São Francisco e Dallas foram palco de várias manifestações.

Os protestos foram mais audíveis no aeroporto Jonh F. Kennedy, em Nova Iorque, onde cerca de 2 mil manifestantes gritaram em uníssono: “Let them in, Let them in” (Deixem-nos entrar).

No Aeroporto Internacional de São Francisco, milhares de pessoas protestaram contra aquilo que consideram ser um atentado aos direitos, liberdades e garantias dos muçulmanos e um ataque direto aos refugiados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao Observador chegaram dezenas de vídeos captados a partir do Aeroporto Internacional de São Francisco, onde se podem ver e ouvir os manifestantes a protestarem contra a decisão do novo Presidente norte-americano.

Na sexta-feira, Donald Trump assinou uma ordem executiva onde suspende por quatro meses a entrada de refugiados nos Estados Unido e impõe um controlo mais rigoroso dos viajantes oriundos do Irão, Iraque, Líbia, Somália, Síria e Iémen.

No sábado, como contava aqui o Observador, dois cidadãos iraquianos, que serviram o exército norte-americano, foram na sexta-feira detidos num aeroporto de Nova Iorque, impedidos de entrar no país mesmo tendo autorizações válidas de residência. Casos como este multiplicaram-se por todo o país: só em Nova Iorque, mais de uma dezena de pessoas foram retidas no aeroporto internacional JFK.

No mesmo dia, e mesmo com milhares de pessoas a manifestarem-se nos aeroportos, Donald Trump não teve dúvidas em considerar as restrições à circulação de cidadãos agora aprovadas como um “sucesso”. “Está a funcionar muito bem. Vê-se nos aeroportos, vê-se por todo o lado”, afirmou o Presidente norte-americano aos jornalistas, durante uma breve cerimónia de assinatura de outros decretos na Sala Oval, na Casa Branca.

[no aeroporto de Dulles, em Washington:]

Entendimento diferente têm várias associações de direitos humanos, que consideram a medida discriminatória e anticonstitucional uma vez que se aplica aos cidadãos com os documentos em dia.

Ainda no sábado à noite, uma juíza federal norte-americana decidiu que os refugiados e outras pessoas afetadas pela nova medida de imigração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que chegaram aos aeroportos norte-americanos não podem ser deportados.

Numa audiência de emergência, a juíza Ann M. Donnelly, do Tribunal do Distrito Federal de Brooklyn (Nova Iorque) respondeu a uma ação movida pela União das Liberdades Civis na América (ACLU) contra a ordem executiva assinada na sexta-feira por Donald Trump, cuja constitucionalidade foi questionada.

[aeroporto Logan, em Boston:]

A decisão vai no sentido de as autoridades norte-americanas não procederem a nenhuma deportação de cidadãos dos sete países de maioria muçulmana visados pelo decreto de Trump — Irão, Iraque, Iémen, Somália, Líbia, Síria, Sudão — que foram autorizados a entrar e chegaram aos Estados Unidos.

Para as milhares de pessoas que se têm manifestado contra a decisão de Donald Trump esta foi uma pequena grande vitória. Esperam-se que novos processos deem entrada nos tribunais norte-americanos contra a medida do Presidente norte-americano. Até lá, os protestos não vão parar: este domingo, estão agendadas novas manifestações em cidades como Boston, Orlando, Atlanta, Seattle, Filadélfia, Washington D.C., Los Angeles, Nova Iorque e Chicago, por exemplo

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora