Numa altura em que a rival Mercedes-Benz promete concorrência forte no segmento dos sedans compactos, nomeadamente com o lançamento de uma variante Sedan do Classe A, a Audi parece disposta a responder “à letra” à marca da estrela, com um inédito A3 Coupé de quatro portas – rival directo, entre outros, do popular CLA.

A estratégia da Audi, avança a Auto Express, tem como objectivo ampliar ao máximo a oferta num patamar que continua a registar bons índices de procura. Respondendo, “à letra”, a um rival que tem mostrado saber explorar ao máximo as potencialidades deste segmento, através do lançamento de versões que vão deste o tradicional hatchback ao coupé e, até mesmo, à carrinha.

No caso da marca dos quatro anéis, o aumento da oferta poderá ser um passo igualmente importante para alcançar um dos objectivos já definidos pelo fabricante de Ingolstadt, e que passa por ter 60 modelos e respectivas variações à venda, até 2020.

Quanto ao A3 Coupé, deverá manter a linguagem estética da restante família, embora com as naturais diferenças a partir do pilar B, com a ligação do tejadilho à mala a fazer-se de forma mais suave, num anunciado salientar do perfil desportivo. De acordo com a Auto Express, a inspiração deverá ser o TT Sportback Concept desvendado em Paris, em 2014, sendo que o objectivo é criar uma espécie de “mini A5 Sportback”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em termos de dimensões, o modelo, que a exemplo dos irmãos que comporão a futura geração terá por base a já conhecida plataforma MQB, deverá registar um crescimento no comprimento. Não só como forma de garantir uma melhor habitabilidade e capacidade de bagageira, mas também com o propósito de se aproximar das dimensões do rival da Mercedes.

No interior, espera-se uma importante evolução face à actual família A3, com o novo modelo a integrar, inclusivamente, alguma da tecnologia a estrear no futuro novo A8. Como, por exemplo, uma versão melhorada do Audi Virtual Cockpit, além de alguns sistemas que estarão na base da futura tecnologia de condução autónoma, assim como uma melhor conectividade integrada.

Igualmente prevista para a nova família A3 poderá estar uma versão eléctrica do hatchback, acompanhada da manutenção do A3 e-tron plug-in hybrid. A oferta de versões tanto com transmissão manual de seis velocidades, como automática de sete relações deve manter-se, tal como a possibilidade de optar entre a tracção dianteira ou integral quattro.