O chefe da diplomacia russa disse-se, esta segunda-feira, preparado para discutir a proposta dos Estados Unidos para a criação de “zonas seguras” na Síria, desde que passe por estabelecer acampamentos para civis e que seja acordado com Damasco.

“Vamos clarificar com os nossos colegas norte-americanos os pormenores dessa ideia”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, saudando a proposta do presidente norte-americano, Donald Trump, como uma tentativa de “dar passos para aliviar a carga migratória” que o conflito gerou.

De qualquer forma, disse Lavrov, “deveríamos pensar em criar zonas de residência para os deslocados dentro do território sírio” e “concertar todos os pormenores práticos e o princípio da criação de zonas de segurança com o governo da Síria”.

Lavrov afirmou por outro lado que a proposta avançada por Trump é diferente de anteriores planos para a criação de zonas seguras para civis apresentados durante a administração de Barack Obama.

“Nessa altura, propunham criar em território sírio uma espécie de local para estabelecer um governo alternativo e usá-lo para derrubar o regime”, exemplificou o ministro russo para explicar por que razão Moscovo está agora disposta a negociar esta questão com Washington.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR