Na Europa, berço de muitos dos maiores construtores automóveis, a BMW é a rainha e senhora das pesquisas efectuadas pelos internautas, sendo a marca mais procurada em países como a Alemanha, Reino Unido, Noruega, Suíça, Áustria, Polónia, Ucrânia, Croácia, Sérvia e Bulgária. E o mesmo acontece em Portugal, segundo os dados agora divulgados pela britânica Quickco, com base em informação fornecida pelo Google, referentes a 2016. Sublinhe-se, no entanto, que o Google não é o motor de busca preferencial em países como a China, Rússia ou Coreia do Norte.

Olhando em detalhe para a Europa, verifica-se que, tendencialmente, há um certo patriotismo na hora de “googlar”: em Itália domina a Fiat, na Suécia a Volvo e a Renault é, sem surpresas, a marca mais pesquisada pelos franceses (e também pelos turcos). E onde é que a Volkswagen – que acaba de ascender ao estatuto de maior construtor, a nível mundial, superando a Toyota – é o alvo preferencial da curiosidade? Já aqui ao lado, em Espanha, mas também na Roménia, Bielorússia e Estónia. Isto se nos cingirmos apenas às buscas na Europa. Continente em que, a avaliar por estes dados, a Mercedes apenas lidera as pesquisas na Finlândia.

Em relação ao resto do mundo, nota para o facto de a Honda ser a marca mais popular no Brasil, enquanto a Chevrolet dá cartas na Argentina. Ainda em relação à América do Sul, Venezuela e Bolívia parecem fascinadas pela Toyota, ao passo que no Peru e no Paraguai é a Hyundai quem mais ordena.

No mercado norte-americano, Honda e Toyota dominam, sendo que ambas as marcas nipónicas também dividem as atenções na Ásia. Já que no que diz respeito ao continente africano, a hegemonia pertence claramente à Toyota, sobressaindo um país em particular: Niger, onde a marca mais procurada é… a Bugatti.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR