A poucas horas da apresentação à imprensa mundial do novo Ibiza, que vai ter lugar em Barcelona, num evento agendado para as 18h00 de hoje, eis que as primeiras fotos do modelo chegam à internet. A fuga – esta não é a primeira e não deverá ser a última do género – permite-nos constatar o que já tínhamos antecipado: o novo utilitário espanhol vai adoptar uma solução estética mais próxima do Leon.

O Ibiza foi, desde sempre, o modelo mais vendido da marca espanhola, mas no último ano foi ultrapassado pelo Leon que, apesar de ser maior e mais caro, possui umas linhas mais atraentes e uma superior qualidade de materiais, que ajudam a explicar a sua maior popularidade. Por isso, não é de estranhar que o novo Ibiza pareça mais comprido, mais baixo e mais largo, além de exibir um conjunto grelha/faróis que lhe dão óbvios ares de família com o Leon.

Na lateral do modelo surgem uns vincos, mais uma vez similares ao Leon, que conferem ao veículo um certo dinamismo, reforçado por outros na zona interior da carroçaria que são específicos do Ibiza. O pilar traseiro do tejadilho, muito fino devido à presença de um pequeno vidro, torna o conjunto mais elegante.

Verdadeiramente nova é a zona posterior, onde o utilitário se separa de forma mais evidente do seu “irmão” maior. Os grupos ópticos assumem um novo formato, mais compacto, o que deixou mais liberdade para conceber uma abertura da bagageira mais ampla e de aspecto mais robusto.

Sabe-se igualmente que o novo Ibiza é consideravelmente mais comprido, uma evolução notável que o deverá tornar líder no segmento, a que é forçoso aliar uma capacidade para malas na ordem dos 355 litros, mais uma vez das maiores entre os seus concorrentes.

Quanto a motores, a oferta incluirá soluções a gasolina e a gasóleo, com destaque para os primeiros, pois conseguem os preços mais acessíveis, a começar pelo pequeno 1.0 TSI de 95 cv, solução que é completada pelo 1.4 TSI de 150 cv. Entre os diesel, o 1.4 TDI deverá surgir com versões entre 80 e 90 cv, com o 1.6 TDI a fornecer 115 cv. A chegada a Portugal deverá ocorrer antes do Verão, provavelmente durante o mês de Junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR