Seguindo a linguagem de design já apresentada com o sedan, a nova Série 5 Touring começa por anunciar um crescimento generalizado nas dimensões exteriores face à antecessora, com o comprimento total a fixar-se agora nos 4,943 m (+36 mm que anterior geração), a largura nos 1,868 m (+8 mm) e a altura nos 1,498 m (+10 mm). Sendo que a tendência de crescimento não deixou sequer de fora a distância entre eixos – elemento importante na garantia da melhor habitabilidade –, que cresce 7 mm, fixando-se agora nos 2,975 m.

Apesar do aumento das dimensões, destaque-se o emagrecimento a que a carrinha alemã foi sujeita, a qual, graças à nova plataforma que partilha com o sedan, anuncia uma redução no peso total, face à antecessora, de cerca de 100 kg.

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Importante para qualquer família, o aumento de 10 litros na capacidade da bagageira, a qual passa a oferecer 570 litros, que ainda podem ser aumentados até aos 1.700 litros, mediante o rebatimento 40:20:40 das costas dos bancos traseiros. Sendo que, tal como na actual geração, também a nova carrinha Série 5 apresenta a funcionalidade extra proporcionada pelo facto do óculo traseiro ter abertura independente.

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O vidro traseiro abre independentemente do portão, o que facilita a colocação ou a retirada de carga da bageira

No interior do habitáculo, a nova Touring exibe o mesmo sistema de infoentretenimento e ajudas à condução melhorados já conhecidos do sedan, incluindo uma função de condução semiautónoma e manutenção na faixa de rodagem quando a velocidades até 210 km/h; sistema remoto de ajuda ao estacionamento; ecrã de 10,25” com controlo gestual (e que é parte do sistema de infoentretenimento); carregamento wireless de smartphones e Apple CarPlay. Sem esquecer, no exterior, o sistema de iluminação Full-LED com luzes diurnas integradas.

Como motorizações, a carrinha alemã propõe, para a fase de arranque de comercialização, quatro motores turbo: dois a gasolina e dois a gasóleo. No primeiro caso, como bloco de entrada, a Série 5 Touring apresenta o 530i, quatro cilindros 2,0 litros turbo de 252 cv e 350 Nm de binário, conjugado com uma caixa automática Steptronic de oito velocidade. E que, debitando a potência apenas nas rodas traseiras, anuncia acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6,5 segundos e uma velocidade máxima limitada electronicamente a 250 km/h, com consumos de 6,3 l/100 km e emissões de 143 g/km.

Mais potente e também a gasolina, o 540i xDrive, sinónimo de um seis cilindros 3,0 litros com 340 cv e 450 Nm de binário, que vai dos 0 aos 100 km/h em 5,1 segundos, anunciando como velocidade máxima os mesmos 250 km/h limitados electronicamente. Disponível apenas com sistema de tracção integral (xDrive) e a mesma caixa automática de oito velocidades, o 540i xDrive promete consumos de 7,7 l/100 km e emissões de 177 g/km.

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A nova BMW Série 5 Touring estará disponível no lançamento com quatro motores, todos da gama BMW TwinPower Turbo

Já entre os diesel, a oferta começa com o 520d, quatro cilindros 2,0 litros turbo com 190 cv e 400 Nm de binário, o qual, conjugado de série com uma caixa manual de seis velocidades (ou automática de oito velocidades, como opcional) e tracção apenas traseira, anuncia acelerações dos 0 aos 100 km/h em 8,0 segundos e uma velocidade máxima de 230 Km/h (225 km/h com caixa automática). Como consumos, 4,9 l/100 km, enquanto as emissões situam-se nos 129 g/km.

Finalmente, como motorização mais potente a gasóleo, surge o 530d, um seis cilindros 3,0 litros com 265 cv e 620 Nm, que pode envergar tanto o tradicional sistema de tracção apenas traseira, como o integral xDrive. Neste caso, a marca aponta para consumos de 5,1 l/100 km e emissões de 134 g/km, prometendo como prestações 5,8 segundos dos 0 aos 100 km/h (5,6 segundos com o xDrive), além de uma velocidade máxima, mais uma vez, limitada electronicamente a 250 km/h.