João Sousa e Gastão Elias assumiram, esta quinta-feira, não terem ficado surpreendidos com a inclusão de Yshai Oliel, recente finalista do Open da Austrália em juniores, na seleção de Israel que vai defrontar Portugal na Taça Davis em ténis.

Nós, sinceramente, já tínhamos ponderado essa opção [Oleil], porque vimo-los a treinar e percebemos que o número dois deles [Amir Weintraub] não estava muito bem. Portanto, não foi uma surpresa terem mudado o segundo jogador. Mas o importante é focarmo-nos em nós e fazer as coisas da melhor maneira para tentarmos vencer”, referiu João Sousa.

Gastão Elias também considerou que Yshai Oliel, que vai ser o segundo jogador israelita nos singulares e que só foi chamado esta quinta-feira à sua seleção, é a melhor opção que os adversários de Portugal na primeira eliminatória da zona euro-africana da Taça Davis têm para fazer estragos nas aspirações nacionais.

“O número dois [Amir Weintraub], obviamente, é um grande jogador, mas está acostumado a jogar em pisos rápidos, não tem muitos resultados em terra batida. Esta foi uma opção que já estávamos mais ou menos à espera”, reconheceu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O número dois nacional elogiou ainda a formação de Israel, considerando que pode causar complicações a Portugal numa ronda em que o fator casa pode ser muito importante.

“Apesar de eles jogarem fora e não jogarem na superfície favorita, são jogadores complicados. Um deles [Oliel] é um dos melhores jogadores de juniores a nível mundial. O Dudi Sela, o número um deles, é um jogador com muita experiência e começou muito bem o ano com uma meia-final a nível ATP. Portanto, é um jogador que vem confiante e isso pode ser sempre perigoso. Mas acredito que se jogarmos ao nível a que estamos habituados somos favoritos à vitória”, sublinhou.

João Sousa, no entanto, preferiu ser mais cauteloso, dizendo que a seleção portuguesa terá de provar entre sexta-feira e domingo, no ‘court’ de terra batida do Clube Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, o seu favoritismo.

“Vamos tentar ajudar Portugal nesta primeira eliminatória, não são encontros fáceis. É sempre bom ter o apoio do público e jogar em casa, nas nossas condições”, completou, assumindo que chegar ao terceiro dia com a eliminatória (e a vitória) já definida seria uma ótima notícia.

A seleção portuguesa, capitaneada por Nuno Marques, é composta por João Sousa (41.º), Gastão Elias (76.º), Pedro Sousa (192.º) e Frederico Silva (355.º).

A formação de Israel, orientada por Eyal Ran, é integrada por Dudi Sela, 75.º jogador mundial, Jonathan Erlich, 49.º do ‘ranking’ de pares, Daniel Cukierman (528.º) e Yshai Oleil (928.º), finalista em juniores do Open da Austrália deste ano, tendo os dois últimos sido chamados apenas hoje para a eliminatória.