A maioria dos americanos (53%) desaprova o trabalho do novo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, segundo uma sondagem da CNN/ORC Internacional revelada esta sexta-feira. Trump será, assim, o presidente americano em início de mandato mais contestado da história.

Apenas há duas semanas no poder e os americanos parecem estar descontentes com Trump. 53% dos inquiridos nesta sondagem não estão de acordo com o trabalho realizado pelo novo presidente dos EUA. A sua aprovação é de 44% ao passo de que a de Ronald Reagan foi 51% e a de George W. Bush de 57%.

O alegado descontentamento dos americanos está relacionado com as medidas de Donald Trump. 55% dos inquiridos revela-se contra as restrições à entrada no país e 60% opõe-se à construção de um muro na fronteira com o México.

Quanto às diferentes áreas de atuação do presidente dos EUA, a maioria dos americanos nesta amostra desaprova as medidas de Trump a respeito da imigração (56%), assuntos externos (55%) e terrorismo (53%). Metade está contra o fim do programa de saúde Obamacare. Em termos da segurança nacional, os americanos dividem-se: 49% aprova as suas medidas, 46% desaprova-as. O único tópico que coloca a América a favor de Trump parece ser a economia.

Acerca do que se esperava de Trump, 78% dos americanos afirmam não estar surpreendidos com as políticas do novo presidente ao passo de que 21% considera-as inesperadas: 17% estão desagradados com elas, 3% mostram-se surpreendidos pela positiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR