A representante da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), para a liberdade de imprensa, denunciou, esta sexta-feira, a expulsão de um jornalista francês que perguntou a Marine Le Pen, candidata à presidência francesa, sobre a sua alegada má gestão de fundos como eurodeputada.

Nenhuma violência, perseguição ou intimidação aos jornalistas é aceitável numa sociedade democrática“, advertiu Dunja Mijatovic, responsável pelos ‘media’ da OSCE através de um comunicado emitido em Viena.

Mijatovic exprimiu a sua “preocupação” pelo caso do jornalista Paul Larrouturou, da emissora TMC, que foi “violentamente expulso” na quarta-feira por seguranças no decurso de um evento público e quando tentava colocar uma pergunta a Marine Le Pen, a candidata da Frente Nacional (FN, extrema-direita) à presidência francesa.

A representante da OSCE pediu às autoridades francesas uma investigação célere para exigir responsabilidades.

Le Pen foi multada pelo Parlamento europeu por uma suposta irregularidade na gestão de 340.000 euros provenientes do seu salário como eurodeputada, que terá utilizado em despesas de pessoal com funcionários da Frente Nacional que não efetuavam tarefas relacionadas com as suas funções no Parlamento europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR