As sondagens para as eleições legislativas alemãs reagiram à entra de Martin Schulz como candidato pelo partido SPD e agora colocam-no mais perto da CDU de Angela Merkel. Segundo uma sondagem divulgada na quinta-feira pela Infratest Dimap, se as eleições fossem este domingo a CDU continuaria a vencer as eleições, com 34% dos votos, e o SPD ficaria em segundo lugar com 28%.

Embora o resultado ainda seja favorável à atual chanceler alemã, que tenta agora ser eleita para o seu quarto mandato consecutivo, esta sondagem demonstra uma alteração considerável das preferências de voto desde que Martin Schulz anunciou a sua candidatura ao cargo de chanceler, a 26 de janeiro. Desde então, o SPD subiu 8% nesta sondagem e a CDU desceu 4%.

Nas eleições anteriores, em 2013, a CDU ficou 5 deputados aquém da maioria absoluta, depois de conquistar 41,1% dos votos. Depois de uma ronda de negociações, acabou por coligar-se com o SPD no Governo. Com os números apontados por esta última sondagem, Angela Merkel teria novamente oportunidade de governar, mas estaria ainda mais dependente dos restantes partidos da Bundestag.

Na mesma sondagem tornada pública na quinta-feira, o partido anti-imigração AfD, que ganhou relevância por ser a força política mais crítica da política de refugiados dae Angela Merkel, surge com 12% dos votos. Esse é um resultado evidentemente superior aos 1,9% obtidos em 2013 — as primeiras eleições do partido, que foi formado apenas cinco meses antes delas — mas ainda assim inferior aos 15% registados no início de janeiro de 2017 e aos 16% de setembro do ano passado, o valor mais alto até agora nesta sondagem.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR