Lady Gaga vai marcar a noite deste domingo, no Houston, quando os New England Patriots e os Atlanta Falcons se defrontarem na final da Super Bowl. Mas entre anúncios, música e muita agitação mediática, há 50 segundos para ouvir uma mensagem que é “um sinal de paz, amizade e solidariedade no mundo”. De quem? Do Papa Francisco.

“Ao participarmos no desporto, somos capazes de ir além dos nossos próprios interesses – e de uma forma saudável – aprendermos a sacrificarmo-nos, a crescer na fidelidade e a respeitar as regras. Que a edição deste ano do Super Bowl seja um sinal de paz, amizade e solidariedade no mundo”, ouve-se na mensagem do Papa Francisco.

Filmada no Vaticano, em espanhol, para ser transmitida para cerca de 112 milhões de pessoas no mundo, a mensagem do sumo pontífice da Igreja Católica vai aparecer nos ecrãs gigantes daquele que é o evento do ano nos EUA – no qual as marcas pagam cerca de 5 milhões de dólares por 30 segundos de publicidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A final da liga de futebol americano joga-se este domingo, 5 de fevereiro, às 17h30 (23h30 em Lisboa) e vai pôr frente a frente os New England Patriots, de Foxborough, Massachusetts, e os aos Atlanta Falcons, de Atlanta, Georgia. Vai se a 51ª edição da prova.

A bola vai rolar. Ou melhor, voar: 5 sítios para ver o Super Bowl em Lisboa

Um porta-voz do Vaticano, citado pela Associated Press, explicou que a mensagem do Papa vai passar nos ecrãs do estádio NGR antes do início da partida ou durante a primeira parte do jogo. É a primeira vez que o sumo pontífice da Igreja Católica divulga uma mensagem naquele que é o evento desportivo do ano para os norte-americanos.