A revolução dos 10 anos

Dez anos depois da invenção do smartphone como o conhecemos hoje, é esperado que a Apple apresente este ano um novo modelo capaz de surpreender os fãs. Para o iPhone 8, que só deverá ser conhecido em setembro, os rumores já são mais que muitos.

Factos e rumores. O que já se sabe sobre o próximo iPhone

Resumindo, é esperado que haja uma quebra na tradicional sequência dos nomes, saltando do 7 diretamente para o 8 sem passar pelo 7S. Poderá existir pelo menos uma versão com ecrã OLED e é ainda falado que a parte da frente seja toda em vidro, eliminando assim o botão “Home” característico nestes dispositivos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A habitual melhoria no processador e a continuação das câmaras duplas (com alguns ajustes) são upgrades quase garantidos.

Depois da tempestade, vem a bonança

A Samsung terminou 2016 de uma maneira pouco agradável. Os problemas com os Note 7, esclarecidos de forma oficial em janeiro de 2017, abalaram a empresa sul-coreana que se prepara para apresentar o novo topo de gama: o Galaxy S8.

https://www.youtube.com/watch?v=Jb519lVljwA

Um vídeo relacionado com as vantagens dos ecrãs da marca sul-coreana pode ter deixado escapar alguns detalhes sobre o aspeto do novo topo de gama, aliando-se a imagens do que poderá ser um modelo em 3D do smartphone.

Esta será a hipótese da Samsung se redimir dos erros provocados pelo anterior lançamento. Para o S8 são esperados 6GB de RAM, uma câmara com uma maior abertura (f/1.4) ou mesmo uma segunda câmara. O sensor de impressões digitais deve passar para a capa traseira e a parte frontal poderá perder o botão “Home”, deixando tudo incluído no próprio ecrã com as já conhecidas laterais curvas.

A Google vai-se dedicar às fotografias

O Google Pixel veio renovar a gama Nexus da gigante tecnológica. A correr a versão mais pura (e otimizada) do sistema operativo Android, foi um momento alto para a empresa. E, como as restantes marcas, em 2017 é esperado um novo modelo: o Pixel 2.

As mudanças não devem ser grandes a nível de design e funcionalidades. Talvez surja, este ano, a resistência à água que já era esperada para a primeira versão do smartphone, mas não será este o foco da empresa.

A característica mais impressionante dos Pixel talvez venha a ser a câmara fotográfica. Sem nenhum relevo a nível de hardware, o smartphone consegue apresentar resultados excelentes devido ao HDR+ e é precisamente neste campo que a Google se vai focar no próximo dispositivo. Não devem aumentar os megapixeis mas sim compensarem com funcionalidades extra, que devem melhorar (ainda mais) a qualidade das imagens captadas com pouca luz ambiente.

A terceira maior marca do mercado é chinesa

O ano 2016 foi muito bom para a Huawei, que passou a ser a terceira maior marca no competitivo mercado mundial dos smartphones. Este ano a marca planeia dar continuidade à linha P com o lançamento do P10, onde podemos esperar um aspeto semelhante ao Mate 9.

O que se espera do topo de gama da marca é um ecrã maior do que o do antecessor, aumentando de 5.2 para 5.5 polegadas com uma resolução de 2560 x 1440, incluindo ainda o processador da marca, o Kirin 960.

Aproveitando o sucesso da dupla câmara, é de esperar que seja mantida essa característica e, talvez, aumentar a monocromática para os 20 megapixeis como acontece com o Mate 9. Será durante o Mobile World Congress 2017 (MWC 2017) que a Huawei planeia apresentar o P10.

Foi ainda divulgado pela GSMArena que podem existir cores pouco habituais, como o verde e o roxo. No entanto, estas e outras imagens dão a entender que o sensor de impressões digitais não vai estar na traseira do smartphone, como tem sido até aqui.

Mudança para o metal

A LG teve um ano difícil devido às baixas vendas do G5, o smartphone modular. Mas é com os erros que se aprende e, ao que tudo indica, vai abandonar a ideia de ter um equipamento modular e adotar um ar mais “profissional” e metálico.

A LG apresentou oficialmente o G6. Pelo menos metade

Este é também um dos equipamentos que será apresentado no MWC 2017, dia 26 de fevereiro. O G6 vai contar com um grande ecrã, com 5.7 polegadas e margens laterais quase inexistentes.

A resistência à água é quase certa e o metal adotado pela marca confere ao equipamento um aspeto premium. Como foi referido pelo Techradar, este poderá ser o primeiro smartphone (fora da gama Pixel) a receber o Google Assistant.

Não um, mas cinco smartphones

A Sony parece querer começar o ano 2017 em grande e, segundo o Trusted Reviews, a marca está a planear apresentar cinco novos equipamentos no MWC 2017: Yoshino, BlancBright, Keyaki, Hinoki, e Mineo são os nomes conhecidos até ao momento, no entanto, estes podem apenas ser nomes de código, que podem perfeitamente ser alterados para algo mais relacionado com a gama Xperia.

Com ecrãs entre as 5 e as 5.5 polegadas, câmaras com a já conhecida qualidade Sony e ainda uma resolução 4K (pelo menos no modelo topo de gama), a empresa japonesa parece estar a apostar em grande nos smartphones em 2017.

Sony Xperia XZ. A marca deve seguir as mesmas linhas de design do último modelo

A juntar às características podemos ainda esperar a já comum resistência à água, 4 a 6 GB de RAM e processadores Snapdragon 835 (no modelo de topo). A apresentação será dia 27 de fevereiro.