Os textos que a escritora Agustina Bessa-Luís publicou na comunicação social ao longo de mais de 50 anos estão reunidos numa obra em três volumes que será apresentada esta segunda-feira em Lisboa. Ensaios e Artigos (1951-2007), editado pela Fundação Calouste Gulbenkian, reúne mais de mil artigos e conta com um prefácio do ex-diretor dos semanários Expresso e Sol José António Saraiva, de acordo com informação divulgada pelo Círculo Literário Agustina Bessa-Luís.

A obra será apresentada esta segunda-feira em Lisboa, no auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, e no Porto, na sexta-feira, na biblioteca da Fundação de Serralves. As apresentações estarão a cargo de José António Saraiva, da escritora Lourença Baldaque e da artista plástica Mónica Baldaque, respetivamente neta e filha de Agustina Bessa-Luís.

Em dezembro de 2015, foi publicado um livro inédito que reuniu crónicas radiofónicas de Agustina Bessa-Luís, transmitidas entre 1978 e 1979, no programa “Crónica da manhã”, na RDP. As crónicas foram emitidas de 6 de outubro de 1978 a 23 de fevereiro de 1979, eram gravadas na RDP Norte, e transmitidas à sexta-feira.

Nos últimos anos têm vindo a ser publicados vários inéditos da autora de A Sibila, nomeadamente cinco manuscritos da década de 1960 que fazem parte do volume Elogio inacabado, editado em agosto de 2015, pela Fundação Calouste Gulbenkian. O primeiro livro de Agustina Bessa-Luís, Mundo Fechado, data de 1948. Desde então a escritora publicou ficção, ensaios, teatro, crónicas, memórias, biografias e livros para crianças. Várias obras suas foram adaptadas ao cinema por realizadores como Manoel de Oliveira (“Fanny Owen”, Vale Abraão) e João Botelho (“A corte do norte”).

O romance A Sibila, publicado há 60 anos, valeu-lhe os prémios Delfim Guimarães e Eça de Queiroz, os primeiros de uma lista de vários galardões, entre os quais o de Romance e Novela, da Associação Portuguesa de Escritores, em 1983, pela obra Os meninos de ouro, e que voltou a receber em 2001, com Joia de família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR