O selecionador de futebol de Portugal, Fernando Santos, venceu esta segunda-feira os Prémios Panenka, atribuídos pela revista desportiva espanhola Panenka, tendo recebido o “Antonín do Ano”.

O êxito de Portugal no Euro2016, disputado em França, deu ao técnico luso a vitória, com o antigo futebolista espanhol Álvaro Domínguez a receber o “Antonín de Honra” depois de terminar a carreira em dezembro de 2016 devido a problemas graves nas costas.

É um orgulho para mim receber este prémio, mas não é meu. É de Portugal, é dos meus jogadores e de todos os que trabalharam comigo”, disse Fernando Santos na gala de atribuição do galardão, que considera “diferente” dos outros e por isso “importante”.

O selecionador, de 62 anos, destacou ainda a “capacidade de improvisar” dos técnicos portugueses e espanhóis como fator para o sucesso desportivo.

Já Álvaro Domínguez, de 27 anos, destacou a “nova vida” que começou depois de uma lesão grave nas costas o ter afastado dos relvados.

Na terceira edição dos premios, a Panenka destacou os adeptos do Osasuna como os melhores do ano em Espanha e o “gesto do ano” o pedido dos colombianos do Atlético Nacional para a atribuição da Taça sul-americana à Chapecoense depois do desastre de aviação que matou quase toda a equipa brasileira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR