O primeiro encontro ou uma entrevista de emprego são capazes de nos deixar com o estômago às voltas, suores frios e a gaguejar. E se só dissermos disparates? Um novo gadget ajuda-nos a perceber quando estamos a ser maçadores.

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um gadget que ajuda a perceber quando estamos a ser demasiado “chatos” numa conversa. O gadget, montado numa espécie de pulseira, recorre a inteligência artificial para avaliar o tom de voz do utilizador, detetando emoções positivas e negativas (alegria, tristeza ou neutralidade).

O dispositivo, instalado em relógios ou smartphones, utiliza sensores para recolher informação tal como o batimento cardíaco, a pressão arterial, temperatura corporal, movimento e vocabulário. Posteriormente, avisa o utilizador — através de vibração — quando este estiver a ser maçador ou a comportar-se de forma estranha durante a conversa.

Não estamos assim tão longe de um mundo onde as pessoas podem ter um treinador de inteligência social no seu bolso” afirma o investigador Tuka Al Hanai, citado pelo The Telegraph.

Os investigadores esforçam-se, agora, por melhorar o dispositivo e ambicionam que, no futuro, ele possa registar não apenas o comportamento do utilizador como também das pessoas à sua volta. “Imagina se, no final de uma conversa, tu pudesses voltar atrás e ver os momentos em que as pessoas à tua volta se sentiram mais ansiosas”, diz Hanai. O gadget pode ainda ajudar os autistas a comunicar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR